Fale Conosco

18 de maio de 2016

Governo do Estado realiza marcha com usuários dos serviços de saúde mental nesta quarta-feira



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza nesta quarta-feira (18), às 15h, em João Pessoa, uma marcha com os usuários dos serviços de saúde mental do Estado. A atividade faz parte da VI Semana Estadual de Luta Antimanicomial, que este ano tem como tema “Não Nego…Eu Luto por uma sociedade sem manicômios!”, que começou na última segunda-feira (16). A concentração da marcha será no Busto de Tamandaré e segue em direção ao Largo da Gameleira, em Tambaú.

A previsão é que cerca de 600 pessoas – entre usuários, familiares e trabalhadores dos serviços – participem da caminhada. Durante todo o dia, um carro de som fará o chamamento da população em geral, com ênfase nos moradores das proximidades do local onde ocorrerá a marcha.

“Neste ano, a marcha acontece no Dia Nacional de Luta Antimanicomial, pois no dia 18 de maio de 1987, o Congresso Nacional dos Trabalhadores de Saúde Mental, em Bauru, São Paulo, decretou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial – por uma sociedade sem manicômio. Desde então, a sociedade civil vem lutando pela transformação da relação entre loucura e sociedade, buscando que pessoas com sofrimento psíquico tenham uma vida digna, livre e independente”, disse a coordenadora estadual de Saúde Mental, Shirlene Queiroz.

As ações estão ocorrendo em vários municípios paraibanos, durante todo o mês de maio. ACoordenação Estadual de Saúde Mental da SES, com mais 42 municípios que oferecem o serviço de saúde mental, residências terapêuticas e unidades de acolhimento iniciaram as atividades da VI Semana Estadual de Luta Antimanicomial no dia 2 de maio, com rodas de conversas, palestras sobre a luta antimanicomial, caminhadas, atividades dos Caps junto com UBS, USF e escolas municipais, panfletagem, exposições de peças produzidas por usuários dos serviços, apresentações teatrais e exibição de filmes sobre o tema saúde mental. As ações prosseguem até o dia 27 de maio.