Fale Conosco

17 de fevereiro de 2016

Governo do Estado realiza Manejo Clínico para Dengue, Chikungunya e Zika Vírus



Com o objetivo de qualificar e atualizar os profissionais de saúde, a exemplo de médicos, enfermeiros e coordenadores de epidemiologia da rede de atenção à saúde, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nestas quinta (18) e sexta-feira (19), o Manejo Clínico para Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

A qualificação acontece neste mês para os hospitais da rede estadual e da 2ª macrorregião. No mês de março, a qualificação segue com as 1ª, 3ª e 4ª macrorregiões. No evento, haverá apresentação da situação epidemiológica da dengue, chikungunya e zika na Paraíba, além do Manejo Clínico, que trata do diagnóstico clínico e diferencial nos respectivos protocolos de cada agravo, com participação de infectologistas dos hospitais de referência da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

De acordo com a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Izabel Sarmento, o evento será um fortalecimento da assistência à saúde. “Sensibiliza os profissionais da assistência a identificar os casos suspeitos e intervir oportunamente, evitando o agravamento da doença e consequentemente os óbitos, que em sua maioria são estáveis”, concluiu Izabel.

Programação – Nesta quinta-feira (18), a qualificação acontece das 8h às 12h, no auditório do Centro de Ciências da Saúde de Fonoaudiologia / Terapia Ocupacional, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa e será direcionada para hospitais da rede pública e particular de todas as macrorregiões, exceto os serviços da 3ª Gerência de Saúde.

Já nesta sexta-feira (19), a qualificação será realizada no auditório do Hospital de Trauma de Campina Grande e será direcionada aos hospitais da 3ª Gerência Regional de Saúde e dos municípios da 3ª, 4ª e 5ª Gerências de Saúde. Os profissionais indicados pelos municípios deverão multiplicar o conhecimento adquirido com os demais colegas de seus respectivos municípios.