Fale Conosco

29 de março de 2016

Governo do Estado realiza mais uma etapa da formação socioemocional para educadores da rede pública



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza nesta semana mais uma etapa da formação de gestores, coordenadores e professores da rede estadual de ensino pela metodologia “Liga pela Paz”. A iniciativa objetiva implantar uma cultura de paz nas escolas, bem como contribuir para melhoria da aprendizagem e da convivência entre os envolvidos. A formação é realizada nas 14 gerências regionais de Educação do Estado. Nesta semana, ela acontece nas regionais de Monteiro (5ª), Patos (6ª), Itaporanga (7ª), Cajazeiras (9ª), Sousa (10ª) e Princesa Isabel (11ª).

Nesta terça-feira (29), a formação começa em Monteiro, Patos e Sousa. Na quinta-feira (31), será a vez de Itaporanga, Cajazeiras e Princesa Isabel. A ação foi iniciada na semana passada, nas regionais de Cuité (4ª) e de Mamanguape (14ª). Iara de Oliveira Barros Araújo, gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação, reforçou a importância da formação junto aos educadores. “Que as emoções sejam despertadas em nossos professores, extraindo deles a sensibilidade necessária para ver em nossos estudantes suas mais nobres expressões do ‘eu’. Agradeço a todos envolvidos pelo compromisso com os bons resultados da iniciativa”, incentivou Iara.

O gerente da 14ª GRE (Mamanguape), Gerailton dos Santos, disse que a formação ocorreu como planejada, com toda a logística necessária. Também elogiou a preocupação do Estado em oferecer uma educação de resultados positivos, implantando a “Liga Pela Paz”, que já rende muitos frutos. “Assim, o Governo se mostra sensível e sai na frente com essas ações. Essa expansão da educação emocional, agora para o Fundamental II é algo que já esperávamos devido os resultados bastante satisfatórios que já alcançamos”.

A professora Marilin Alves de Medeiros, da EEEFM José Rolderick de Oliveira, da cidade de Nova Floresta, que participou da formação na 4ª GRE (Cuité), relatou sua expectativa de trabalhar uma nova visão educacional com os adolescentes, permitindo-lhes uma maior compreensão das emoções. “Entender a origem dos comportamentos violentos, seja na escola, na família ou na comunidade irá nos ajudar muito. A educação emocional vem para enriquecer nosso trabalho, com temas relevantes desenvolvidos na prática e que nos dão bastante segurança em sala de aula”, acrescentou.

Ao todo, nas 14 gerências regionais de Educação, a ação reúne aproximadamente 950 profissionais em formação. Pessoas que irão trabalhar com cerca de 68 mil alunos, incluindo estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e  6º e 7º anos do Fundamental II, em toda a rede estadual. No ano passado, o governo priorizou crianças do 1º ao 5º ano. Agora, a metodologia, presente em mais de 480 municípios brasileiros, é estendida também para os adolescentes.

CALENDÁRIO DE ENCONTROS DE FORMAÇÃO – “LIGA PELA PAZ”

1ª GRE – João Pessoa
Data: 14 e 15 de abril
Horário: 8h às 17h
Local: EEEF Padre Hildo Bandeira – Av. Caetano Filgueiras, s/nº, Torre

2ª GRE – Guarabira
Data: 6 e 7 de abril
Horário: 8h às 17h
Local: EEEFM Monsenhor Emiliano de Cristo – Rua João Lordão, 125, Nordeste II

3ª GRE – Campina Grande
Data: 12 e 13 de abril
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Treinamento de Professores de Campina Grande – Av. Francisco Lopes de Almeida, s/nº, Malvinas

5ª GRE – Monteiro
Data: 29 e 30 de março
Horário: 8h às 17h
Local: EEEFM José Leite de Sousa – Rua Wagner B. Japiassu, 02, Centro

6ª GRE – Patos
Data: 29 e 30 de março
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 6ª GRE – Rua Paulo Leite, s/nº, Liberdade

7ª GRE – Itaporanga
Data: 31 de março e 1º de abril
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 7ª GRE – Rua Manoel Moreira Dantas, s/nº, Centro

8ª GRE – Catolé do Rocha
Data: 4 e 5 de abril
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 8ª GRE – Rua Manoel Alves Maia, s/nº

9ª GRE – Cajazeiras
Data: 31 de março e 1º de abril
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 9ª GRE – Rua Padre Rolim, 156

10ª GRE – Sousa
Data: 29 e 30 de março
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Treinamento de Professores – Rua José Paiva Gadelha, 123

11ª GRE – Princesa Isabel
Data: 31 de março e 1º de abril
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da 11ª GRE – Travessa Wanderley, s/nº

12ª GRE – Itabaiana
Data: 4 e 5 de abril
Horário: 8h às 17h
Local: EEEM Dr. Antônio Batista Santiago – Rua Alto Prof. Maciel s/nº

13ª GRE – Pombal
Data: 6 e 7 de abril
Horário: 8h às 17h
Local: EEEM Monsenhor Vicente de Freitas – Rua Professor Luiz Ferreira Campos, 309, Jardim Rogério