João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza Jornadas de Inclusão Produtiva em Princesa Isabel e Guarabira

terça-feira, 13 de maio de 2014 - 15:22 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, realiza nesta quinta (15) e sexta-feira (16) duas Jornadas de Inclusão Produtiva nas regiões administrativas de Princesa Isabel, no alto Sertão, e em Guarabira, no Brejo paraibano. O primeiro evento começa às 8h, no Ginásio da Escola Municipal Cassimira Leite Montenegro, na cidade de Desterro, com participação de centenas de agricultores familiares dos 11 municípios integrantes da região de Princesa Isabel.

Já o segundo evento, que acontecerá na sexta-feira no município de Alagoinha, com início às 8h30, vai atender as demandas das famílias agricultoras dos 19 municípios jurisdicionados pela região administrava de Guarabira.

De acordo com a programação dos dois eventos, os agricultores presentes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e acessar as diversas políticas públicas disponibilizadas pelos governos Federal, Estadual e municipais, entre as quais, propostas de financiamento de atividades produtivas, de aquisição de imóveis rurais, de comercialização e de crédito rural.

Em Desterro, por exemplo, com apoio do Governo do Estado e a prefeitura local, as edições anteriores das Jornadas de Inclusão Produtiva têm apoiado e ajudado a impulsionar a agricultura familiar da região. Nesta terceira edição, serão oferecidos cadastros de agricultores à Conab, orientações sobre a campanha de Febre Aftosa, Crédito Rural, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Habitação Rural, Garantia Safra, Tarifa Verde, entre outras ações de serviços básicos de saúde e de esclarecimentos sobre aposentadoria rural, pensão e salário maternidade.

Afora as jornadas realizadas em nível municipal, já ocorreram em nível regional nos municípios de Campina Grande, Monteiro, Areial e Aguiar. Conforme calendário elaborado pela Emater, acontecerão jornadas em caráter regional ainda em Junco do Seridó, Salgado de São Félix, Picuí, São João do Rio de Peixe, Pombal, Aparecida, Bananeiras e João Pessoa.