João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza formação do Alumbrar e Primeiros Saberes da Infância até esta sexta-feira

quinta-feira, 14 de julho de 2016 - 11:18 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Educação realiza até esta sexta-feira (15) a formação de 245 educadores da rede estadual de ensino (professores, supervisores e equipe multidisciplinar) que atuam no Projeto Alumbrar. A capacitação, que teve início na quarta-feira (13), é trabalhada nas escolas desde 2014 e tem por objetivo melhorar o desempenho dos alunos que enfrentam algum tipo de dificuldade no aprendizado, principalmente de ordem social. Também nesta semana, estão sendo formados os educadores do sistema de ensino Primeiros Saberes da Infância (PSI).

A formação do Alumbrar acontece na Escola Técnica Estadual de João Pessoa, em Mangabeira. Uma das participantes é a professora Horiana Lucena, do município de Patos. “Eu trabalho como educadora há 17 anos e, nos últimos dois anos, faço parte do Alumbrar”, declarou. Segundo ela, a mudança dos estudantes que integram o projeto é notória. “Tenho alunos que enfrentavam problemas com o aprendizado, por vários fatores, mas depois que entraram no Alumbrar se transformaram nos melhores alunos da sala”, revelou.

O Alumbrar reorganiza a trajetória escolar dos estudantes com distorção na relação da idade e série, além de motivar a continuação dos estudos. O Projeto tem parceria com a Fundação Roberto Marinho, que ajuda a desenvolver a metodologia da telessala, dando relevância a um currículo de base humanística, que estimula atitudes protagonistas, instigando o desejo e a superação dos alunos.

De acordo com a gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Marta de Medeiros Correia, o Alumbrar já mostrou resultados logo no primeiro ano de sua implantação. “Essa é uma política pública que vem surpreendendo pelos rápidos resultados positivos, já que o aluno que participa da metodologia se sente mais valorizado e reflete essa mudança no aprendizado”, reforçou.

Primeiros Saberes da Infância – Simultaneamente à formação do Projeto Alumbrar, acontece na Central de Aulas, do campus I da Universidade Federal da Paraíba, a formação do sistema de ensino Primeiros Saberes da Infância. O objetivo do sistema é assegurar diretrizes para prática educativa do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com a finalidade de alfabetizar as crianças na idade certa, com pleno domínio da leitura e da escrita, além do cálculo matemático.