João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza formação de professores da Rede Estadual na área de ciências

sexta-feira, 19 de agosto de 2016 - 18:48 - Fotos:  Delmer Rodrigues/Secom PB

Cerca de 70 professores, de cinco Gerências Regionais de Educação (GREs), da Secretaria de Estado da Educação (SEE), concluíram, nesta sexta-feira (19), uma formação de laboratório de ciências, por meio do sistema STEM, sigla internacional que compreende o ensino de matemática, física, química e biologia. A formação aconteceu durante toda esta semana, na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Erenice Cavalcanti Fideles, em Bayeux.

Na capacitação, os professores aprenderam técnicas que podem auxiliar o trabalho deles, tanto em sala de aula, como nos laboratórios de ciências. “A gente tem a oportunidade de colocar quatro áreas focadas num trabalho em conjunto, para criar experimentos que podem utilizar os materiais dos laboratórios, por exemplo, ou o que existe de forma alternativa na própria escola”, disse o formador da capacitação, Leonardo Michelon, da ONG Worldfund Brasil, que ministrou a formação.

Para o professor Cleiton de Souza, da Escola Cidadã Integral
Técnica (ECIT) João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, de Mamanguape, participar da formação foi uma experiência enriquecedora. “É fundamental para o professor se capacitar, principalmente porque a tecnologia está avançando muito rapidamente e se não acompanharmos a modernidade ficaremos atrasados”, falou. Participaram também, professores da Escola  Cidadã Integral (ECI) Heliton Santana, de Santa Rita; da Escola Antônio Batista Santiago, de Itabaiana; da Escola Nenzinha Cunha Lima, de Campina Grande; da Escola Francelino de Alencar, de Itaporanga; da Escola Técnica Estadual Pastor João Pereira Gomes Filho, e da Escola Estadual Pe. Hildon Bandeira, ambas em João Pessoa.

Entrega de materiais – A formação também marcou a entrega de alguns materiais para os laboratórios das escolas técnicas estaduais de João Pessoa, Mamanguape e Bayeux. Entre os equipamentos entregues estão: microscópios, bancos ópticos, hidrostáticos e impressoras 3D, fazendo da Paraíba o único Estado do País a ter escola pública com este tipo de impressora.

Worldfund – A Worldfund tem sede nos Estados Unidos e trabalha, de forma independente, com os governos locais e traz empresas privadas para investirem recursos e conhecimentos nos programas desenvolvidos, principalmente na área de educação. De acordo com Marcos Paim, diretor da Worlfund no Brasil, responsável pelo sistema STEM no País, a Paraíba está investindo muito na área de Educação e isso se reflete em capacitações e equipamentos como esses. “Todo esse investimento vai dar um retorno rápido à formação dos alunos, que passam a contar, cada vez mais, com uma educação de qualidade”, finalizou.

Marcos Paim foi recebido na tarde da quinta-feira (18), em seu gabinete, pelo secretário de Estado da Educação Aléssio Trindade, oportunidade em que ocorreu a apresentação dos equipamentos, bem como do conteúdo repassado aos professores na formação.