Fale Conosco

19 de agosto de 2016

Governo do Estado realiza formação de professores da Rede Estadual na área de ciências



see sec alessio reuniao stem brasil robotica formacao de professores foto claudio fernandes 3 270x191 - Governo do Estado realiza formação de professores da Rede Estadual na área de ciênciasCerca de 70 professores, de cinco Gerências Regionais de Educação (GREs), da Secretaria de Estado da Educação (SEE), concluíram, nesta sexta-feira (19), uma formação de laboratório de ciências, por meio do sistema STEM, sigla internacional que compreende o ensino de matemática, física, química e biologia. A formação aconteceu durante toda esta semana, na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Erenice Cavalcanti Fideles, em Bayeux.

Na capacitação, os professores aprenderam técnicas que podem auxiliar o trabalho deles, tanto em sala de aula, como nos laboratórios de ciências. “A gente tem a oportunidade de colocar quatro áreas focadas num trabalho em conjunto, para criar experimentos que podem utilizar os materiais dos laboratórios, por exemplo, ou o que existe de forma alternativa na própria escola”, disse o formador da capacitação, Leonardo Michelon, da ONG Worldfund Brasil, que ministrou a formação.see formacao de professores na rede estadual na area de ciencias foto Delmer Rodrigues 1 270x191 - Governo do Estado realiza formação de professores da Rede Estadual na área de ciências

Para o professor Cleiton de Souza, da Escola Cidadã Integral
Técnica (ECIT) João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, de Mamanguape, participar da formação foi uma experiência enriquecedora. “É fundamental para o professor se capacitar, principalmente porque a tecnologia está avançando muito rapidamente e se não acompanharmos a modernidade ficaremos atrasados”, falou. Participaram também, professores da Escola  Cidadã Integral (ECI) Heliton Santana, de Santa Rita; da Escola Antônio Batista Santiago, de Itabaiana; da Escola Nenzinha Cunha Lima, de Campina Grande; da Escola Francelino de Alencar, de Itaporanga; da Escola Técnica Estadual Pastor João Pereira Gomes Filho, e da Escola Estadual Pe. Hildon Bandeira, ambas em João Pessoa.

Entrega de materiais – A formação também marcou a entrega de alguns materiais para os laboratórios das escolas técnicas estaduais de João Pessoa, Mamanguape e Bayeux. Entre os equipamentos entregues estão: microscópios, bancos ópticos, hidrostáticos e impressoras 3D, fazendo da Paraíba o único Estado do País a ter escola pública com este tipo de impressora.

see formacao de professores na rede estadual na area de ciencias foto Delmer Rodrigues 4 270x191 - Governo do Estado realiza formação de professores da Rede Estadual na área de ciênciasWorldfund – A Worldfund tem sede nos Estados Unidos e trabalha, de forma independente, com os governos locais e traz empresas privadas para investirem recursos e conhecimentos nos programas desenvolvidos, principalmente na área de educação. De acordo com Marcos Paim, diretor da Worlfund no Brasil, responsável pelo sistema STEM no País, a Paraíba está investindo muito na área de Educação e isso se reflete em capacitações e equipamentos como esses. “Todo esse investimento vai dar um retorno rápido à formação dos alunos, que passam a contar, cada vez mais, com uma educação de qualidade”, finalizou.

Marcos Paim foi recebido na tarde da quinta-feira (18), em seu gabinete, pelo secretário de Estado da Educação Aléssio Trindade, oportunidade em que ocorreu a apresentação dos equipamentos, bem como do conteúdo repassado aos professores na formação.