Fale Conosco

16 de abril de 2015

Governo do Estado realiza encontro sobre leite materno nesta quinta-feira



A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por intermédio do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, realiza nesta quinta-feira (16), a I Reunião da Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano de 2015. O encontro começa às 14h, no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), em João Pessoa. A intenção é organizar e planejar as atividades para todo o ano, entre comemorações especiais, datas pontuais e eventos importantes como a Semana Estadual de Doação de Leite Humano (de 18 a 22 de maio), a 4ª edição do credenciamento dos Bancos de Leite do Estado (iniciando o preenchimento dos dados em maio) e o 6º Congresso Nacional de Bancos de Leite Humano, em Brasília (de 22 a 26 de setembro).

“Todos os estados brasileiros têm uma Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano que é formada pelos bancos de leite, postos de coleta, Secretaria de Saúde e parceiros envolvidos na causa. Na Paraíba, não é diferente. Neste primeiro encontro do ano, vamos reunir todos os representantes para estabelecermos o planejamento das atividades, a fim de que 2015 seja um ano muito produtivo para todos nós”, afirmou a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro.

Aproveitando a oportunidade, em virtude da grande rotatividade de profissionais na rede de bancos de leite, será realizada, também, uma Atualização em Uso de Leite Humano em Unidades Neonatais, com a consultora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Sônia Galiza. “Convidamos funcionários que manuseiam diariamente o leite humano pasteurizado. Eles não necessariamente são da Rede Estadual de Bancos de Leite – podem estar em maternidades e UTI’s, por exemplo. O objetivo é fortalecermos os cuidados em segurança alimentar em nossas instituições e levar o melhor produto para os recém-nascidos que precisam”.

Programação

- Reuniões da Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano.
- Plano Anual da Rede de Bancos de Leite do Estado.
- Programação da Semana Estadual de Doação de Leite Materno e a Implantação da Carteira da Doadora.
- Inaugurações de Postos de Coleta de Leite Humano.
- Semana Mundial de Aleitamento Materno e Mulheres Trabalhadoras que Amamentam.
- Credenciamento dos Bancos de Leite Humano.
- Congresso Internacional de Bancos de Leite Humano e participação da Rede PB de BLH.
- Curso de Processamento e Controle de Qualidade em 2015.
- Visitas Técnicas a Rede PB de BLH.

Saúde para os bebês – Anualmente, o Brasil coleta mais de 180 mil litros de leite humano pasteurizado com qualidade certificada, que são distribuídos a mais de 175 mil recém-nascidos. Na Paraíba, a rede de bancos de leite humano coletou mais de 7 mil litros de leite materno. O número de doadoras foi superior a 6500 e mais de 11 mil recém-nascidos foram beneficiados. “Lembrando que o banco de leite vai até a casa da doadora; ela não precisa se deslocar. Só em 2014, foram mais de 10 mil visitas às doadoras”, pontuou Thaíse Ribeiro.

O leite humano ajuda a garantir boa qualidade de vida aos bebês, além de contribuir na redução da mortalidade infantil. O alimento é oferecido às crianças com risco extremo, prematuros com baixo peso, com problemas no sistema imunológico ou quando por algum motivo a criança não pode ser amamentada pela mãe.