Fale Conosco

20 de março de 2018

Governo do Estado realiza Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica  



ses encontro de fortalecimento da atencao basica FOTO Ricardo Puppe 7 270x191 - Governo do Estado realiza Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica   O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES-PB), está realizando nesta terça (20) e quarta-feira (21), no Hotel Tambaú, em João Pessoa, o Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica. O evento, que está acontecendo em todo o país, é realizado em parceria com o Ministério da Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), e tem como objetivo construir coletivamente uma agenda de fortalecimento da Atenção Básica nos territórios, identificando os principais desafios para a concretização de uma Atenção Básica Resolutiva e capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde, bem como, coordenar o cuidado.

Participaram da mesa de abertura o técnico do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Celmário Brandão, a vice-presidente do Cosems-PB, Lindinalva Dantas, a secretária de Saúde do Estado, Claudia Veras, e o representante da Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa, Gentil Palmeira.

ses encontro de fortalecimento da atencao basica FOTO Ricardo Puppe 8 270x191 - Governo do Estado realiza Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica   A secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras, desejou boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância das parcerias para o fortalecimento da Atenção Básica. “Estou muito feliz em estar aqui e em ver a grande adesão, participação efetiva dos gestores e técnicos, com 205 municípios inscritos, considerando que são dois profissionais inscritos por município. É importante que possamos ter sempre espaços de diálogos como esse, onde podemos refletir um pouco sobre as práticas, o cotidiano da Atenção Básica. Aqui exercitamos a solidariedade, que é possível de ser intensificada entre as gestões dos municípios de determinada região. Todo gestor de saúde sabe o quão grande é o desafio de estar nesse lugar, pois trabalhamos com necessidades infinitas, porém nossos recursos materiais, físicos e financeiros são finitos. Precisamos contar com todas as parcerias possíveis. No SUS não existe espaço para solidão, e sim para a solidariedade, construída por relações e reciprocidade. Acredito que esse é o caminho para que possamos fortalecer a Atenção Primária”, afirmou.

“Estamos realizando 37 encontros estaduais, este aqui em João Pessoa é o sexto. A nossa ideia é discutir as temáticas gerais relacionadas à Atenção Básica, como programas, estratégias, políticas de Atenção Básica do Ministério da Saúde, enfim, debater qual a visão dos municípios com relação a esses temas. Buscamos promover um alinhamento do Ministério da Saúde com relação as suas políticas, debater como a implementação dessas políticas está acontecendo em cada município, para que possamos construir um alinhamento em relação ao que o Ministério tem preconizado e a necessidade dos municípios”, disse Celmário Brandão.

ses encontro de fortalecimento da atencao basica FOTO Ricardo Puppe 3 270x191 - Governo do Estado realiza Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica   Nesta terça-feira (20), foram abordados no encontro a Política Nacional de Atenção Básica e o panorama da Atenção Básica no estado da Paraíba. Também foram realizadas oficinas sobre Saúde Bucal, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, Processo de Trabalho na Atenção Básica, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e Programa Saúde na Escola. Já nesta quarta-feira (21), a partir das 8h, será realizada uma mesa redonda com o tema “Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica”. Também serão debatidos temas como a Infraestrutura em ambiência das Unidades Básicas de Saúde, Estratégia E-SUS-AB e Programa nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ).

A vice-presidente do Cosems-PB, Lindinalva Dantas, falou um pouco sobre o processo de construção da Atenção Básica na Paraíba. “Chegando aqui hoje me lembrei de como tudo começou. São exatamente 26 anos, desde o Programa Nacional de Agentes Comunitários de Saúde, que veio revolucionar a Atenção Primária. Desde o início tínhamos equipes que trabalhavam com muito profissionalismo, responsabilidade e comprometimento. Fazendo essa lembrança hoje, podemos ver que realmente houve um grande avanço, um fortalecimento da Atenção Básica no nosso estado. Sabemos também que os desafios são grandes, mas continuamos nossa caminhada, acima de qualquer coisa, com muita fé, superando os desafios diariamente”, disse.