João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza Encontro Estadual do projeto ‘Se Sabe De Repente’

sábado, 29 de agosto de 2015 - 16:51 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) promoveu neste sábado (29) o Encontro Estadual do projeto “Se Sabe De Repente”. O evento aconteceu na Escola Técnica Estadual de João Pessoa, e teve como tema “Educação, Juventude e Cidadania: O Estudante como protagonista da sua história”. Participaram estudantes da rede estadual e professores articuladores dos grupos do projeto da 1ª e 3ª Gerências Regionais de Educação (GREs). O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, também participou do evento juntamente com a deputada Estela Bezerra e a gerente do Ensino Médio, Aparecida Uchôa.

O evento teve início às 7h com o acolhimento dos articuladores e estudantes e entrega dos crachás e pastas. Às 8h30 foi declamado o poema do projeto. Logo após aconteceu a apresentação do grupo do projeto “Se Sabe De Repente”, da Escola Compositor Luis Ramalho, com a música que é tema do projeto, “Traduzir-se”.

Às 9h teve início a palestra “Educação no Trânsito”, ministrada pela diretora do Detran/PB Abimadabe Vieira. Às 9h40 foi apresentado um rap elaborado por alunos da Escola Padre Hildo Bandeira, além de apresentações culturais.

Às 13h30 o evento prosseguiu com as seguintes oficinas temáticas: “Sistema de Segurança Pública e redução da Maioridade Penal”; “Protagonismo Juvenil”; “Respeito e Direito a Diferença: Sexualidade, Raça e Etnia”; “Políticas Públicas para a Juventude: Educação, Saúde, Segurança e Lazer”; “Identidade Territorial: A Paraíba, o meu lugar”; “Cyberbullying”; “Intolerância Religiosa e Respeito” e “Mídia e Identidade Juvenil”.
Às 14h30 os participantes retornaram ao auditório para apresentação das atividades desenvolvidas durante as oficinas. Um jovem protagonista foi escolhido para socializar as experiências vivenciadas nas oficinas. Às 15h30 aconteceu a apresentação do grupo cultural CPM e Escola Dr. Trajano Nóbrega.

O objetivo do projeto “Se Sabe De Repente” é desenvolver, no Estado da Paraíba, espaços pedagógicos de discussão de temas importantes para os jovens, de modo a permitir formas próprias de interação, expressão e participação das diferentes juventudes na sociedade. Por meio do projeto, o Governo do Estado pretende estimular o envolvimento dos jovens na construção e fortalecimento da identidade coletiva da juventude de cada região e do Estado da Paraíba, incentivando e reafirmando o protagonismo juvenil e a aquisição de espaço de participação por parte desse segmento social, para contribuir com a diminuição da vulnerabilidade às drogas, ao crime e à violência.

Os módulos trabalhados no projeto são: “Desconstrução da cultura de violência, inclusão, emancipação e garantia de direitos” e “Transformação de territórios”.