João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza encontro de avaliação do Programa Brasil Alfabetizado

terça-feira, 9 de agosto de 2011 - 18:16 - Fotos: 

Encontro aconteceu na Secretaria de Educação. Foto: Sergio Cavalcante/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos (Geeja), da Secretaria de Estado da Educação (SEE), reuniu, na manhã desta terça-feira (9), os 12 gerentes regionais de educação da Paraíba e os 12 coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) das regionais. O encontro aconteceu na sede da SEE, em João Pessoa, e teve o objetivo de avaliar as ações das gerências no acompanhamento do programa.

Na ocasião, foi solicitada aos gerentes a elaboração de um plano de ação para a formação continuada dos alfabetizadores do programa, que será coordenado pelas Gerências Regionais de Educação (GRE) – o programa oferece formação continuada para coordenadores, que se tornam multiplicadores e levam as informações para os alfabetizadores. A partir de agora, as gerências promoverão encontros mensais de planejamento com os coordenadores e definirão um calendário.

Para isso, conforme explica a coordenadora do PBA no Estado, Laurita Dias, as GRE agruparão os municípios em micropolos; os coordenadores de cada micropolo, por sua vez, planejarão e repassarão a formação continuada, que será acompanhada pelas gerências. “Com essa iniciativa, a Geeja terá elementos consistentes para promover ações e direcionar as formações continuadas para os coordenadores”, diz.

Apenas a 9ª GRE, com sede em Cajazeiras, já executa essa ação, o que tem contribuído para o monitoramento do programa, no sentido de evitar que turmas onde o trabalho não acontece de fato permaneçam ativas no sistema. O PBA, que é realizado no Estado dentro de um período de oito meses, para 38.137 alunos matriculados, em 2011, conta com 504 coordenadores e alfabetizadores.