João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza Encontro das Academias de Saúde com coordenadores e gerentes

quarta-feira, 10 de abril de 2013 - 12:03 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio das Gerências de Vigilância em Saúde e da Atenção Básica, realiza nesta quinta (11) o Encontro das Academias de Saúde. O objetivo é dar apoio técnico aos 119 municípios contemplados com o Programa das Academias de Saúde, onde serão discutidas questões estruturantes e técnicas. O evento, que acontece das 8h às 17h, no Auditório da Aspaln, em João Pessoa, contará com a presença de técnicas da Diretoria de Atenção Básica e Consultoria Técnica do Ministério da Saúde, que apresentarão o Programa e esclarecerão dúvidas com relação aos recursos, a portaria e o monitoramento.

O Programa das Academias da Saúde, criado pelo Ministério da Saúde por meio da portaria nº 719 de abril de 2011, visa contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas saudáveis. Em 2012, foram aprovadas 141 propostas de 119 municípios paraibanos. O público alvo do encontro são os coordenadores da Vigilância, da Atenção Básica e gerentes Regionais de Saúde desses municípios.

De acordo com a enfermeira do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Vanja Lemos, os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física, promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional, de educação alimentar e de práticas artísticas, como teatro, música, pintura e artesanato. “Todas essas atividades são desenvolvidas por profissionais da Atenção Primária em Saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público”, disse.