Fale Conosco

26 de abril de 2012

Governo do Estado realiza em Patos Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência



O município de Patos vai sediar, nesta sexta-feira (27), o II Fórum Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com a Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad). O encontro vai acontecer no auditório do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O debate é aberto a toda comunidade.

Para o Fórum foram convidados cerca de 50 municípios, que debaterão a temática “Um olhar Através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas Perspectivas e Desafios”.  O primeiro Fórum foi realizado em Guarabira. Este ano, estão programados mais quatro fóruns no Estado que acontecerão nos municípios de Monteiro, Sousa, Campina Grande e Picuí.

Eixos temáticos – Segundo a coordenadora da Política da Pessoa Idosa na Paraíba, Gabrielle Tayanne Vasconcelos, o evento pretende discutir as temáticas e a garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência de forma global.

“Alguns eixos serão debatidos neste Fórum como educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional. Também vamos discutir acessibilidade, comunicação, transporte e moradia. A saúde, prevenção, reabilitação, órtese e prótese são pontos indispensáveis e por fim a segurança, acesso à justiça e padrão de vida e proteção social adequada”, destaca a coordenadora.

Participação – Além dos representantes dos municípios, participam do evento representantes de órgãos públicos, entidades de classe e integrantes de Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência.  Membros de organizações da sociedade civil, usuários ou interessados nos direitos humanos também podem prestigiar o Fórum.