João Pessoa
Feed de Notícias

Governo da PB realiza dia de vacinação contra febre aftosa em Itatuba

terça-feira, 20 de maio de 2014 - 16:27 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca e da sua vinculada Emater Paraíba, está dando ênfase à vacinação do rebanho contra a febre aftosa numa região com grande potencial para a pecuária leiteira, o Vale do Rio Paraíba, . No sábado (10), no município de Itatuba-PB, o escritório local da Empresa Estadual de Extensão Rural intensificou a divulgação da campanha, mobilizando criadores locais.

Na Paraíba, a campanha de vacinação teve início no dia 2 de maio e deve durar até o dia 31 deste mês, devendo ser vacinado todo o rebanho bovino paraibano, que atualmente é de 1.287.284 animais, de acordo com dados da Gerência de Defesa Agropecuária do Estado (Geda).

Segundo o gerente da Emater Paraíba em Itatuba, extensionista Geogles Dantas da Rocha, para a realização do dia de vacinação do rebanho no município, foi montado um estande na feira-livre da cidade com o objetivo de orientar e tirar dúvidas dos produtores sobre a importância de vacinar o rebanho bovino contra a febre aftosa, principalmente nesta campanha que será marcada pelo reconhecimento da (OIZ) Organização internacional de Zoonose como zona livre de aftosa com vacinação para o Estado da Paraíba.

O coordenador regional da Emater Paraíba, Paulo Emílio, informou que, por meio de parceria com a Associação dos Produtores de Leite de Itatuba, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Prefeitura Municipal, foi possível realizar este “dia especial de mobilização através de divulgação por carro de som, realização de palestras e panfletagem na cidade”.

Durante o evento, que contou com uma grande participação de agricultores familiares, também foram distribuídas sementes de sorgo forrageiro do Programa do Governo entre os produtores de leite, com o objetivo de ampliar a capacidade de suporte forrageiro nestas propriedades. Segundo o extensionista, na próxima semana a Emater Paraíba estará promovendo no município, novas ações que envolvem a campanha de vacinação, a exemplo das vacinações orientadas, na qual os técnicos acompanham a vacinação do rebanho nas propriedades rurais, orientando os produtores e vacinadores sobre a forma correta de manusear, conservar e aplicar a vacina nos animais.

De acordo com Antônio Jocemar, veterinário da Emater Paraíba em Itabaiana, o Governo do Estado, através da Defesa Agropecuária e da Emater Paraíba, tem realizado diversas ações de divulgação da campanha de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa em todos os municípios do Vale do Paraíba, que compreendem a Região de Itabaiana. “É muito importante lembrar que o reconhecimento de zona livre nacional e internacional para o Estado, não isentará os criadores da obrigação de vacinar contra a doença”, salientou o veterinário.