João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza debate sobre empregabilidade na Escola Técnica Estadual de JP

quinta-feira, 9 de junho de 2016 - 17:48 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou, nesta quinta-feira (9), na Escola Técnica Estadual de João Pessoa, mais um dia de debates sobre temas relacionados ao cotidiano escolar. A iniciativa faz parte de um ciclo, iniciado há cerca de um mês quando foi discutida a questão do bullying. Desta vez, o assunto debatido foi empregabilidade. O debate, que contou com a parceria de instituições privadas, como a Faculdade Maurício de Nassau e a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), foi encerrado pela secretária executiva de Gestão Pedagógica da SEE, Roziane Marinho.

De acordo com a secretária Roziane Marinho, “o ciclo de debates abre um espaço importante para a discussão de temas relevantes para a formação dos nossos alunos e eles têm demonstrado um grande interesse e participação nesta atividade. No debate de hoje sobre empregabilidade fizeram perguntas relevantes relacionadas à inserção no mercado de trabalho”.

Para a gerente-executiva de ensino médio da SEE, Cida Uchoa, o ciclo de debates coloca os estudantes no circuito de aprendizagens múltiplas e cumpre com o objetivo pleno da Educação. “A iniciativa promove a troca dos saberes e reforça ao estudante a importância desses temas no processo educativo”, disse.

Uma das estudantes que participaram do evento foi a aluna da Escola Técnica Estadual de João Pessoa, Rebeka Vitória Santos, que faz o 1° ano do curso de Cozinha. “Eu tinha muitas dúvidas que foram esclarecidas aqui no evento, a exemplo da elaboração do currículo”, falou.

A estudante Keila Cristina da Silva, que faz o curso de vendas, também na Escola Técnica Estadual de João Pessoa, acredita que debates como esse, da empregabilidade, ajudam os jovens a entrar no mercado de trabalho. “Nós que já estudamos curso técnico, principalmente, precisamos ouvir os profissionais da área para se preparar melhor para o mercado”, disse.

Outros debates – O ciclo de debates vai acontecer também em outras escolas. Serão discutidos temas como: a cultura afro, na Escola Heliton Santana, em Santa Rita; Uso responsável da internet, na Escola Nenzinha Cunha Lima, em Campina Grande; Corrupção, na Escola Técnica Estadual de Bayeux; Intolerância religiosa, na Escola Técnica Estadual de Mamanguape; Reciclagem, na Escola Francelino Alencar Neves, em Itaporanga; e Inclusão, na Escola Antônio Batista Santiago, em Itabaiana. As datas serão divulgadas posteriormente.