João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional no Alto Sertão

sexta-feira, 5 de junho de 2015 - 09:06 - Fotos: 

O Alto Sertão Paraibano recebeu, nos dias 2 e 3 de junho, as Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional, sediada no município de Sousa. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh) e Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e Economia Solidária (Sesas), junto ao Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), ainda realizou a terceira Conferência Temática: “Ciganos.”

O primeiro momento do evento aconteceu no Centro Calon de Desenvolvimento Integral, com a participação de gestores públicos, movimentos sociais e associações ciganas. Foram 111 representantes de comunidades ciganas de São João do Rio do Peixe, Condado, Cajazeiras, Patos e Sousa. A discussão foi pautada no tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.

De acordo com os dados da Associação Comunitária dos Ciganos de Condado existem hoje 32 comunidades por toda Paraíba. Segundo a delegada de Povos e Comunidades Tradicionais, Maria Jane Soares, o evento promoveu avanços nas discussões. “Considero que a Conferência foi muito importante para o nosso povo, porque trouxe informações de outras questões a serem avaliadas e esclareceu o tipo de alimentação que devemos ter”, observou

No segundo momento da Conferência Regional do Alto Sertão, o evento contou com a participação de vários municípios com a presença de mais de 120 representantes do poder público e da sociedade civil. Durante todo dia, foram construídas propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual. Ao final, foram destacados os representantes das regiões presentes, 23 delegados do poder público e 43 da sociedade civil.

Para a secretária Ana Paula Almeida foi um espaço de aprendizagem para todos os participantes. “Essa é mais uma ação do Governo em tentar integrar as necessidades reais do povo no que toca habitação popular, educação e segurança alimentar, assim como minimizar questões que tocam a vulnerabilidade social que ainda é tão presente nessas comunidades. Essa Conferência Temática servirá para ter um olhar diferenciado, visualizando planejamento de trabalho”, ressaltou.

Confira as próximas datas:

Conferência Regional do Brejo

Data: 11 de junho

Cidade: Guarabira

Local: Escola Estadual Emiliano de Cristo

 

Conferência Temática “étnico racial”

Data: 6 de julho

Cidade: João Pessoa