Fale Conosco

20 de abril de 2015

Governo do Estado realiza Conferência Regional de Direitos da Pessoa com Deficiência



O Governo da Paraíba, através da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e Secretaria de Desenvolvimento Humano, iniciou a realização das etapas da Conferência Regional de Direitos da Pessoa com Deficiência. São quatro etapas regionais: a primeira aconteceu em Campina Grande no dia 16 deste mês; a próxima em 7 de maio, no município de Patos; a terceira, em Sousa, e a última, em João Pessoa, ainda não têm datas definidas.

A ideia das conferências é abrir um espaço de participação social, com envolvimento de vários segmentos da sociedade civil, com os governos estadual e municipais, que vão tentar fortalecer o processo democrático de proposição, avaliação  e monitoramento das políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência.

Este ano, a conferência terá como tema “A Transversalidade como Radicalidade dos Direitos Humanos”. Será feita uma abordagem ampla e agregadora, tanto no que se refere às políticas setoriais, quanto ao diálogo com outras temáticas ligadas aos Direitos Humanos: gênero, raça, orientação sexual e ciclos de vida.

Os diálogos serão encerrados na Paraíba com a Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, no Espaço Cultural José Lins do Rego, na Capital. Da Estadual sairá o documento que representará o Estado na Conferência Nacional, em Brasília.