Fale Conosco

22 de maio de 2017

Governo do Estado realiza Conferência Estadual de Saúde da Mulher, em Campina Grande



Representantes dos 72 municípios que integram a 2ª Macro participam, nesta terça (23) e quarta-feira (24), da etapa regional da 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher da Paraíba, que é promovida pela Gerência Executiva de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde. A 2ª Macro é composta pela 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS), sediada em Campina Grande, 4ª GRS, em Cuité, e 5ª GRS, em Monteiro.

O evento será realizado no Centro de Formação de Educadores, próximo ao Caic das Malvinas, em Campina Grande, e tem como público-alvo secretários municipais de Saúde, integrantes de Conselhos Municipais de Saúde, profissionais da área de Saúde da Mulher, apoiadores regionais e institucionais das Gerências Regionais de Saúde.

Discutir os “Desafios e perspectivas da política de atenção integral à saúde da mulher” é o principal objetivo da conferência e será o tema da palestra da secretária executiva da Secretaria de Estado da Saúde, Maura Vanessa Sobreira. A palestra será ministrada depois da abertura da conferência, que será feita pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Antônio Eduardo Cunha, e da plenária de abertura, com a leitura e aprovação do regulamento, com Érica Simone Barbosa Dantas, também do CES.

À tarde, serão realizadas reuniões com os grupos de trabalho e mesas temáticas: “Agroecologia, sustentabilidade e desafios para a saúde das mulheres”, com Adriana Galvão; “Adoecimento das mulheres na contemporaneidade”, com Fátima Silveira; “Violência nos ciclos de vida das mulheres e garantia da execução do PNAISM”, com a gerente Operacional de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Joyce Borges; e “Políticas públicas para as mulheres: conquistas, desafios, vulnerabilidades e o papel do Estado”, com a secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Gilberta Santos Soares.

Na quarta-feira pela manhã, os grupos de trabalho voltam a se reunir e haverá a eleição de delegados para a etapa nacional. À tarde, será realizada a plenária final, coordenada por Antônio Eduardo Cunha (CES), Érica Simone Barbosa (CES) e Maura Vanessa Sobreira (SES). A conferência será encerrada após a homologação dos nomes que irão compor a delegação para a etapa estadual.