Fale Conosco

24 de novembro de 2015

Governo do Estado realiza Conexão Tribal e Bailaço no Teatro de Arena do Espaço Cultural



Com coreografia e direção da professora Andréa Monteiro, alunas do curso de dança Tribal Fusion apresentam performance neste sábado (28). Intitulado Conexão Tribal, o espetáculo é resultado do curso oferecido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) para iniciantes, por meio de sua coordenação de dança. A apresentação acontece às 18h, no Teatro de Arena Leonardo Nóbrega. Em seguida, a partir das 19h, acontece a edição de novembro do projeto Bailaço – evento marcado pela diversidade de ritmos e estilos. A entrada é gratuita para as duas atividades.

Reunindo bailarinos e admiradores do Tribal Fusion, o curso surgiu como uma proposta de valorização desse estilo de dança na capital paraibana. Do sagrado ao profano, do ritual ao espetáculo, a Conexão Tribal explode como um misto de danças orientais, estilo que congrega diversas etnias numa só linguagem, ressaltando a força do feminino. Com a união do Oriente e Ocidente, essas culturas se integram ao corpo do espetáculo e são representadas sob a mesma ótica e fundamentos do estilo. Dança com taças e candelabro, que trazem o elemento fogo, são um exemplo dessa incorporação, assim como elementos do hip hop adaptados ao fusion, a influência da dança indiana e o dark fusion – ritmos que se misturam numa alquimia mística e sincrônica.

Andréa Monteiro – Ministrante do Curso de Dança Tribal Fusion, na Funesc, iniciou suas atividades em Danças Orientais em 2006. Bailarina profissional, tem cursos e trabalhos realizados com profissionais do Brasil e Estados Unidos. É também professora e vem se dedicando ao estudo e prática da Dança Tribal desde 2009. É Membro do Conselho Internacional de dança (CID), da Unesco.

Bailaço – A noite inicia com a apresentação de grupos de dança da região e também praticantes de variados estilos. O espaço é aberto aos bailarinos profissionais e amadores para liberarem a criatividade ao som dos ritmos postos na pista. As apresentações começam às 19h e o baile, às 20h, se estendendo até meia-noite.

De acordo com a coordenadora de dança da Funesc, Ângela  Navarro, o objetivo do evento é dar espaço e visibilidade à arte da dança. “O Bailaço é um espaço de encontro e integração das diferentes linguagens da dança. A nossa intenção é criar um momento de diversão, no qual cada pessoa possa interagir com bailarinos da sua e de outras linguagens. A ideia é que seja uma grande festa de celebração à dança”, explicou.

Esta é a sétima vez que a Funesc promove o evento, que vem sendo realizado periodicamente, sempre no último sábado de cada mês e já se tornou uma opção de lazer e cultura para os admiradores da arte da dança.

Serviço:

Conexão Tribal – resultado do curso de Tribal Fusion, ministrado por Andréa Monteiro

Data: 28 de novembro

Hora: 18h

Local: Teatro de Arena – Espaço Cultural (João Pessoa)

Entrada: Gratuita

Realização: Funesc

 

Bailaço

Data: 28 de novembro

Hora: 19h

Local: Teatro de Arena – Espaço Cultural (João Pessoa)

Entrada: Gratuita

Realização: Funesc