João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza colação de grau de médicos residentes

quarta-feira, 11 de março de 2015 - 11:07 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nessa terça-feira (10), na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM), na Capital, a colação de grau dos residentes de 2014 da pós-graduação em Residência Médica nos Hospitais de Trauma, Arlinda Marques e Edson Ramalho.

A vice-governadora Ligia Feliciano parabenizou os participantes e todos os envolvidos nos programas de residência médica. “Esse trabalho representa orgulho para nossa Paraíba. Desejo que vocês, como médicos, façam o melhor para os pacientes”, concluiu.

A secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, enfatizou que a Secretaria está cada vez mais próxima dos pacientes e também dos profissionais de saúde. O Presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme), Gualter Ramalho destacou o desempenho do programa paraibano. “Essa turma foi avaliada nacionalmente obtendo a 4ª melhor média nacional, entre os 106 centros de treinamento, superando as expectativas e também programas centenários”, comemorou o presidente.

O curso teve duração de três anos, durante esse período, os seis formandos se especializaram em anestesiologia (4), além de ortopedia e traumatologia (2). O concluinte Humberto de Almeida ressaltou a importância da formatura. “Foi extremamente importante, com a abertura do campo de prática, especialmente no Hospital de Trauma da Capital, devido à complexidade dos casos”, avaliou Humberto.

Durante a abertura do evento, foram realizadas as apresentações dos programas de residências médicas, exibição de vídeo, recepção dos 19 novos residentes do ano de 2015, sendo cinco deles para residência multiprofissional e 14 residência médica, nas áreas de anestesiologia, medicina intensiva, ortopedia e pediatria, iniciado no dia 2 de março.

O curso é oferecido a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Edital/manual do Candidato nº 4/2015 e na Legislação Brasileira, com Diploma devidamente revalidado.

De acordo com a diretora geral do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), Candice Chiara, desde de 2012, a Secretaria de Estado da Saúde, através do Cefor, promove o diálogo sobre as residências médicas. “O Cefor é uma instituição formadora, nosso papel é acompanhar e discutir junto às comissões as formações, desde a seleção até a inserção dos residentes nos serviços estaduais de saúde. Nosso interesse é articular, cada vez mais, programas de residências para o Estado, junto ao Ministério da Saúde”, explicou Candice.