João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza capacitação para professores da EJATec

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016 - 18:27 - Fotos:  Delmer Rodrigues

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), iniciou nesta sexta-feira (26) a capacitação dos professores da Educação de Jovens e Adultos com tecnologia  (EJATec). O treinamento atendeu 130 professores e gestores das escolas da 1ª, 3ª e 12ª Gerências Regionais de Educação (GRE), no auditório da Reitoria do IFPB, em João Pessoa, e continuará neste sábado para professores e gestores da 6ª GRE e demais GREs do Estado, que aderiram ao EJATec.

“O EJATec é uma inovação e com ele estamos mudando a lógica da Educação de Jovens e Adultos utilizando uma tecnologia diferente, pra tentar tornar as aulas mais atraentes e dinâmicas. O aluno receberá o material e assistirá as aulas, que terão a duração de 20 minutos. Após as aulas, o professor presencialmente acompanhará o aluno para fixar este conteúdo por meio de exercícios e tirando as dúvidas desses alunos”, explicou o gerente da Educação Profissional na Paraíba, Américo Falcone.

EJATec – Este ano, a Paraíba desenvolveu uma metodologia própria, cujo objetivo é dinamizar o ensino da Educação do Jovens e Adultos (EJA) com tecnologia. Antes, as aulas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), aconteciam apenas em salas de aula tradicionais. Agora, com a adaptação para o Ejatec, várias escolas estão sendo preparadas com telão, computadores, pen-drives e outros itens tecnológicos, que vão tornar o aprendizado mais ágil.

“Os alunos vão usar um portal, desenvolvido pelo Governo do Estado, para dar suporte aos cursos, com vídeos, fotos, interatividade com outros professores etc. Além disso, eles poderão acessar esse portal de outros computadores, tablets ou celulares”, explicou o coordenador do Ejatec, Antônio Alencar.

Outra mudança por meio do novo sistema é que antes os cursos duravam até quatro anos. Agora os alunos do EJA, se decidirem ingressar nos cursos profissionalizantes, vão concluir os estudos em um ano e meio. “Sabemos que, atualmente, a maioria dos jovens não pensa apenas em terminar os estudos de forma regular. Eles querem se qualificar e concluir os estudos com meios que os ajudem a ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida”, comentou o coordenador do Ejatec.