Fale Conosco

17 de novembro de 2011

Governo do Estado realiza capacitação em segurança de barragens



Continuam abertas as inscrições para os cursos de Macromedição e de Segurança de Barragens, oferecidos pelo Governo do Estado a profissionais da área. As aulas serão ministradas a partir da próxima segunda-feira, na Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), em parceira com Agência Nacional das Águas (ANA).

No próximo dia 21, tem início o curso de Macromedição, que vai abordar conceitos e tipos de macromedidores, seleção de dimensionamento (vazão/volume) e suas respectivas vantagens e desvantagens, avaliação de desempenho de macromedidores disponíveis no mercado, definição de pontos de macromedição e sequência de instalação. A capacitação será conduzida por José Hélio Aires Nunes e terá 32 horas de duração.

Já no dia 27 começa o curso Segurança de Barragens, que vai abordar a Política Nacional de Segurança dos reservatórios e o Sistema Nacional de Informações (SNI), além de monitoramento, fiscalização e recuperação dos açudes – entre outros temas. As aulas serão ministradas no auditório da Aesa, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, número 1457, em João Pessoa.

Inscrições – Ao todo, a Aesa está oferecendo seis cursos de capacitação para servidores estaduais que trabalham no processo de transposição do Rio São Francisco. Em parceria com Agência Nacional das Águas (Ana), já foram ministradas aulas sobre Regulação Econômica, Planejamento Estratégico, Administração de Banco de Dados PostgreSQL, Automação e Transmissão de Dados.

“Ainda temos vagas para alguns cursos. Como as turmas não foram preenchidas, as inscrições continuam abertas”, ressaltou a coordenadora estadual da capacitação, Marie Eugenie. Os registros podem ser feitos pelo email marie@aesa.pb.gov.br ou pelo telefone 83 3211-6452.