Fale Conosco

22 de outubro de 2011

Governo do Estado realiza campanha ‘Descarte Responsável’ do lixo eletrônico



O Governo do Estado, através da Companhia de Processamento de Dados (Codata), inicia nesta segunda-feira (24) a Campanha “Descarte Responsável”. O objetivo é incentivar a população a dar destinação adequada aos equipamentos de informática quebrados ou que se tornam obsoletos com o passar dos anos.

A campanha é fruto de parceria firmada no início deste mês com a empresa RCTEC, que atua na Grande João Pessoa realizando coleta do chamado lixo eletrônico, além de providenciar sua separação e seu encaminhamento para reciclagem. A partir desta segunda-feira, a sede da Codata, localizada no bairro do Varadouro, assim como seu Centro de Processamento de Dados, localizado no Centro Administrativo Estadual, serão pontos de coleta de equipamentos de informática que por alguma razão encontram-se inservíveis.

O presidente da Codata, George Henriques, explicou que a iniciativa integra a programação de atividades em comemoração aos 35 anos da Codata. “No próximo dia 29, a Codata celebra 35 anos de existência e de prestação de serviço no segmento de Tecnologia de Informação (TI) à Administração Estadual. Para marcar a data, decidimos realizar uma série de atividades na próxima semana que promova a aproximação da companhia com a população, a fim de estreitar a relação que quase sempre é intermediada pelos órgãos do Estado, aos quais, de fato, a Codata atende diretamente. Acreditamos que a contrapartida social é a melhor forma de comemorar o aniversário da companhia”, disse.

As dependências da Codata disponibilizarão coletores destinados à recepção de monitores, CPUs, impressoras e todo tipo de equipamento de informática, além de aparelhos celulares e baterias. Para descartar o lixo eletrônico e, consequentemente, evitar que as substâncias tóxicas presentes nestes equipamentos acabem contaminando solos e rios e até o próprio homem, a população deve ir aos pontos de coleta específicos para este fim e preencher um termo de doação do material a ser entregue.

“Além da disponibilização dos coletores para o descarte dos equipamentos, a campanha divulgará material educativo, através das redes sociais, com importantes informações a respeito da produção do lixo eletrônico e dos males que o descarte inadequado pode trazer à saúde de todos nós”, explicou George.

Ainda de acordo com o gestor, a campanha será intensificada pelo Twitter, através da hashtag #DescarteResponsavel. “Sabemos do poder de comunicação que as redes sociais têm e acreditamos que os internautas, até pela proximidade com a tecnologia e seus avanços, se identificarão com a campanha e com a necessidade de dar um destino adequado aos equipamentos de informática que se amontoam em armários e caixas, em um canto de nossas casas”, declarou.  Através da hashtag #DescarteResponsavel também serão divulgados os endereços de todos os postos de coleta atendidos pela RCTEC.

Confira os pontos de coleta de resíduos eletrônicos:

Sede da Codata – Avenida Barão do triunfo, 340 – Varadouro – João Pessoa. Tel: 3218.4930

CPD Codata – Av. João da Mata, s/n – Centro Administrativo Estadual – Jaguaribe – João Pesso. Tel: 3218.4900

Eco Informática – Eco Informática – Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho,55 – Lj. 124

Bessa Shopping – João Pessoa. Tel: 3245-6396

Yazigi – Av. Ruy Carneiro, 416 – Miramar – João Pessoa. Tel: (83) 3044-8000

Softcom – Av. Rio Grande do Sul, 1520 – Bairro dos Estados – João Pessoa. Tel: (83) 3133-3600

Projeto AID / Unipê – BR 230 Km 22, S/N – Bloco Eva – Água Fria – João Pessoa. Tel: (83) 2106-9200

PETEE/ IFPB – Av. 1º de Maio, 720 – Jaguaribe – João Pessoa. Tel: (83) 3208-3000

Emlur – R. Gouveia Nóbrega, em frente ao Parque Arruda Câmara (Bica)- João Pessoa. Tel: 0800-083-2425 (Alô Limpeza)

Fundação Educar – Rua Projetada, 611 – Centro – Conde. Tel: (83) 3298-1207

Líder Informática – R. XV de Novembro, 21 – Centro – Guarabira. Tel: (83) 3271-1525

Ministério Público Federal – Apenas para funcionários do MPF – Av. Getúlio Vargas, 277 – Centro – João Pessoa

Igreja Santa Júlia – Durante a campanha da fraternidade – Av. Julia Freire, s/n – Torre – João Pessoa

RCTEC Resíduos Eletrônicos (Galpão) – Av. Liberdade, 1232/1268 – D. São Bento – Bayeux. Tel: (83) 3232-0136 / 0800 083 0136 (0800 apenas para Estado da Paraíba)