João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza ação de saúde na Ala LGBT do Presídio do Roger

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 - 19:05 - Fotos: 

O Governo da Paraíba, por meio das Secretarias de Administração Penitenciária (Seap), de Saúde e da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), realizou, na manhã desta quinta-feira (6), na Ala LGBT da Penitenciária Flósculo da Nóbrega, localizado no bairro do Roger, uma ação de cidadania e saúde para travestis e transexuais reclusas naquela unidade, dentro da programação da Visibilidade Trans, que terá uma semana de atividades, entre os dias 10 e 14 próximo.

Durante a ação, foram oferecidos exames de testagem rápida para HIV, aconselhamento e atendimento médico e a abertura de prontuários de acompanhamento da saúde dos reclusos da cela. No dia 31, já havia sido prestado atendimento ambulatorial de assistência social às reclusas, realizado pelas funcionárias do Ambulatório Travestis e Transexuais (TTS), do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, Bianca Lemos e Cícera Magroski.

O secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, falou com entusiasmo sobre a iniciativa: “A Ala LGBT é uma realidade na Paraíba por conta de um movimento social bastante atento às demandas e a um Governo comprometido com as bandeiras de luta históricas deste movimento, portanto, quando as instituições se juntam a nós na perspectiva de propiciar a melhoria na qualidade de vida destas pessoas, isso nos estimula a continuar trilhando este caminho, aprendendo um pouco a cada dia e colocando em prática as ações de cidadania. Por tudo isso, quero parabenizar a todos que participaram direta ou indiretamente de mais este importante momento do sistema prisional paraibano, que a cada dia se consolida como um exemplo a ser seguido em todo o país”.

Já a gerente de Ressocialização, Ziza Maia, também ressaltou esta parceria que vem se consolidando e potencializando a melhoria do sistema prisional do Estado. “Quando o Governo acredita de fato na ressocialização, as ações e instituições tendem a se juntar para ampliar o universo de trabalho e de desenvolvimento de novas ideias que buscam melhorias para toda a sociedade, pois se conseguirmos realizar um bom trabalho dentro das unidades prisionais, este resultado vai ser bom, não só para o reeducando ou para o sistema, mas para toda a população”, comentou.

A gerente executiva de Direitos Sexuais e LGBT, Roberta Schultz, também proporcionou uma sessão de fotos para campanha de enfrentamento à homofobia “Tire o Respeito do Armário” e explicou este acontecimento: “É muito importante ações em defesa da garantia dos direitos desta população. Estamos envolvendo as pessoas em situação de prisão na campanha no sentido também de reforçar a autoestima e o respeito”.

Alas LGBT’s – A cela exclusiva para LGBT foi instalada pelo Governo do Estado, no ano passado, para garantir os direitos humanos e evitar violência psicológica, sexual e física a presos gays, lésbicas, transexuais, transgêneros e travestis. Além do Presídio do Roger, também foram instaladas alas LGBTs nas Penitenciárias Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes (PB-1) e Penitenciária Regional Raimundo Asfora (Complexo do Serrotão), em Campina Grande.