Fale Conosco

16 de fevereiro de 2016

Governo do Estado realiza ação de cidadania para travestis e transexuais no Ponto de Cem Réis



Uma tenda de serviços para promoção de cidadania de travestis e transexuais oferecerá atendimento nas áreas de saúde, cultura, geração de emprego e renda e direitos, nesta sexta-feira (19), das 9h ao meio dia, no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa. A atividade realizada pelo Governo do Estado é promovida pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Secretaria de Saúde e Empreender.

Na tenda funcionará os serviços do Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à Homofobia da Paraíba (Espaço LGBT), do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais da Paraíba, Programa Empreender, além dos testes rápido HIV e DSTs, glicemia, verificação de pressão arterial e apresentação de espetáculo de teatro do Grupo do Hospital Clementino Fraga.

A atividade integra a programação do Dia da Visibilidade Trans, que acontecerá a partir desta quarta-feira (17), às 9h, com seminário sobre “Gestão da Política de Saúde para Travestis e Transexuais na Paraíba – a experiência no processo transexualizador”, com a participação da secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares; a diretora Geral do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, Adriana Teixeira; o diretor Técnico do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais da Paraíba, Eduardo Sérgio Soares Sousa; Ivoneide Lucena, coordenadora do Comitê Estadual de Saúde Integral da População LGBT da Paraíba e Ayune Bezerra, representante da Associação das Travestis e Transexuais da Paraíba (Astrapa).

Durante à tarde, o debate será no auditório da PBPrev, sobre “Empreendedorismo para travestis e transexuais no mercado de trabalho”, com a gerente de Fomento ao Crédito, Telma Custódio, o secretário Executivo do Empreender Paraíba, Tibério Limeira e Andreina Gama, representante da Associação das Travestis e Transexuais da Paraíba (Astrapa).

Na quinta-feira (18), a programação continua no auditório do Hospital Clementino Fraga, com debate sobre “O acompanhamento psiquiátrico e psicológico no processo transexualizador”, às 9h, com o psicólogo do Espaço LGBT, Gleidson Marques, a psicóloga do Ambulatório TT, Soraia Patriota e o psiquiatra do Ambulatório TT, Ricardo Henrique Araújo.

 

Programação:

17/02

Auditório do Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga

Rua Estér Borges Bastos, 599, Jaguaribe

9h – Boas vindas e composição da mesa temática: “Gestão da Política de Saúde para Travestis e Transexuais na Paraíba – a experiência no processo transexualizador”.

Coordenação de mesa: Roberta Schultz – Gerente Executiva de Direitos Sexuais e LGBT, Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.

11h – Encerramento.

 

Auditório do Paraíba Previdência – PBPrev

Avenida Rio Grande do Sul, s/n, Bairro dos Estados

15h – Boas vindas

15h30 – Mesa temática: “Empreendedorismo para travestis e transexuais no mercado de trabalho”.

 

17h – Encerramento.

 

18/02

Auditório do Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga

Rua Estér Borges Bastos, 599, Jaguaribe.

9h – Mesa temática: “Gestão da Política de Saúde para Travestis e Transexuais na Paraíba – o acompanhamento psiquiátrico e psicológico no processo transexualizador”

Coordenação de mesa: Sérgio Araújo – Gerente do Ambulatório TT da Paraíba/CHCF.

11h – Encerramento

 

19/02

Ponto de Cem Réis

9h às 12h – Ação de promoção à cidadania de travestis e transexuais

Tendas com os serviços: