João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza ação conjunta para combater poluição nas praias de João Pessoa

segunda-feira, 4 de julho de 2016 - 12:47 - Fotos:  Secom-PB

Visando resolver os problemas de balneabilidade das praias localizadas no município de João Pessoa, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em parceria com a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e outros órgãos, realizou uma ação conjunta, na manhã desta segunda-feira (4), na praia de Manaíra.

Na ocasião, a Sudema, por meio da coordenadoria de Educação Ambiental, distribuiu material educativo e saquinhos para o descarte correto do lixo, e a Cagepa fez um trabalho de identificação dos esgotos irregulares lançados nas galerias pluviais.

“A fiscalização e o controle da balneabilidade é de responsabilidade dos municípios, contudo, a autarquia, juntamente com outros órgãos estaduais, sentiu a necessidade de uma intervenção para solucionar o problema presente na área, por isso, reuniu forças para a realização deste trabalho”, explicou o superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho.

De acordo com o assessor técnico da Cagepa, Leonardo Brasil, a força tarefa é uma forma de identificar a origem da poluição que cai nas galerias pluviais. “Nosso objetivo é identificar se realmente existe lançamento de esgoto nas galerias que vão para o mar e quem está fazendo isso irregularmente. A partir daí, poderemos tomar as medidas cabíveis, evitar futuras irregularidades deste tipo e contribuir para a balneabilidade das praias de João Pessoa. Os trabalhos só vão ser concluídos quando examinarmos todos os pontos de lançamentos de galerias pluviais que deságuam no mar”, destacou.

O diretor de marketing da PBTur, Luciano Lapa, ressaltou que uma praia com boa balneabilidade é fundamental para o aumento turístico da região. “Acho bastante importante porque as praias realmente devem se manter limpas para os turistas e a poluição causada pelo esgoto afasta não somente o turista, mas a população no geral. Então, este tipo de ação deve acontecer constantemente. Esperamos que a prefeitura volte os olhos para esta situação”, afirmou.

Manuelina Hardman, coordenadora da Câmara Empresarial de Turismo, da Federação do Comércio da Paraíba, explicou a relevância  da  iniciativa. “A ação é importante para que as praias se mantenham liberadas para o banho, tanto para os turistas que nos visitam, como para os moradores. As instituições de turismo informam que o nosso litoral é um dos mais bonitos e limpos do Nordeste, mas quando o turista chega na nossa orla depara-se com placas informando que as praias estão impróprias para o banho. Por isso, estamos mobilizando os órgãos de meio ambiente”, declarou.

Balneabilidade – A Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias monitoradas por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente. O controle e a fiscalização na manutenção da boa qualidade da água são de responsabilidade dos municípios.