Fale Conosco

14 de setembro de 2015

Governo do Estado realiza 8ª Conferência Estadual de Saúde



Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”, a 8ª Conferência Estadual de Saúde acontece a partir desta terça-feira (15) até quinta-feira (17), no Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento, que conta com a participação de representantes dos 223 municípios da Paraíba, é realizado a cada quatro anos e tem o objetivo de estabelecer diretrizes e metas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. A Tenda Paulo Freire, inspirada na proposta da Educação Popular, está incluída na programação, com a intenção de criar um espaço acolhedor para rodas de conversa nas quais serão discutidos os temas centrais da Conferência.

“Os temas serão discutidos no auditório principal (Teatro Paulo Pontes) com palestrantes e dez intervenções dos ouvintes. Na Tenda Paulo Freire, estes mesmos temas poderão ser conversados de forma bem participativa e informal, em outros horários – são as chamadas Rodas de Conversa”, explicou o presidente do Conselho Estadual de Saúde e da Conferência, Eduardo Cunha. A intenção é provocar o debate e promover a participação de todos.

“As Rodas de Conversas serão conduzidas por um facilitador que cuidará dos tempos de cada fala, da ameaça de monopólio da palavra por alguma pessoa e da articulação das ideias de contribuições do grupo. Para deixar as pessoas mais tranquilas, vamos misturar com dinâmicas e manifestações artísticas”, disse Eduardo.

Ainda de acordo com Eduardo, a programação da Tenda Paulo Freire funcionará durante os debates no auditório principal. “A expectativa é que cerca de 1300 pessoas participem da Conferência. O Teatro Paulo Pontes tem capacidade para 700 pessoas. A Tenda proporcionará a expansão dos debates para que todos possam participar, discutir e opinar”, declarou.

Lançamento – Durante a Conferência Estadual de Saúde será lançado o livro “Saúde da Família na Paraíba: experiências e reflexões de profissionais e gestores do SUS”, pela Editora Imprell e pela Coleção Nuplar/UFPB. A publicação foi concebida no Curso de Especialização em Saúde da Família protagonizado pelo Departamento de Promoção da Saúde/CCM/UFPB e Centro Formador de Recursos Humanos/SES-PB e reúne alguns dos trabalhos finais do curso. O lançamento será na quinta-feira (17), às 14h, na Tenda Paulo Freire.

Evento – A Conferência de Saúde é o fórum de debate entre todos os segmentos da sociedade, representada através de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde do Estado, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde do Estado, proporcionando à população melhor qualidade de vida.

Cerca de 1200 delegados de todos os municípios paraibanos (eleitos durante as conferências municipais de saúde, no período de 9 de abril a 15 de julho) participarão da conferência e serão representantes da população de maneira geral. No encontro, eles levantarão os atuais problemas enfrentados pelo SUS na Paraíba e vão propor estratégias de avanços do Sistema.

Além dos delegados, representantes governamentais, entidades públicas, universidades e instituições interessadas nos avanços da saúde do Estado também participarão da Conferência. As sugestões apresentadas durante o evento estadual serão consolidadas para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, no período de 1º a 4 de dezembro, em Brasília. A intenção é fazer com que todos tenham a oportunidade de apresentar suas demandas e dar suas contribuições para a melhoria do Sistema Único de Saúde.

Durante os três dias da 8ª Conferência Estadual de Saúde, quatro eixos serão discutidos através de palestras e debates: Direito à Saúde com Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade com Participação Social; Valorização do Trabalho da Educação em Saúde e da Política da Comunicação do SUS; Financiamento e gestão do SUS e a Relação Público-Privado; Reforma Democrática com Implantação da Carreira de Estado para o SUS.

Mais informações no blog da 8ª Conferência Estadual de Saúde: http://oitavaconferencia.blogspot.com.br/p/nome-nome-para-o-cracha-municipio.html


Programação:

15 de setembro (terça-feira)
19h – Abertura
19h30 – Apresentação cultural

19h45 – Palestra magna com André Bonifácio
21h – Coquetel

16 de setembro (quarta-feira)
8h às 16h: Debates com os palestrantes:

Joana Batista, presidente da Federação Nacional dos Odontologistas;
Kátia Souto, diretora do Departamento de Gestão Participativa;
Francisco Funcia, representante do Conselho Nacional de Saúde;

André Bonifácio, assessor especial do Ministro da Saúde.

17 de setembro (quinta-feira)
8h às 10h – Continuação dos grupos
10h às 12h – Escolha dos delegados para a Conferência Nacional de Saúde
14h às 19h – Plenário Final
20h – Encerramento