João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza 1ª Conferência Estadual de Comunicação da Paraíba, nos dias 20 e 21

terça-feira, 10 de novembro de 2009 - 11:37 - Fotos: 

O Governo do Estado, através da Secretaria de Comunicação Institucional, realiza nos dias 20 e 21 de novembro, em João Pessoa, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), centro, a 1ª Confecom-Pb – Conferência Estadual de Comunicação da Paraíba.  Há alguns meses a Comissão Organizadora trabalha nos preparativos do evento que terá a participação de 350 delegados.

Arimatéia França, assessor do Governo do Estado na área de Articulação com Movimentos Sociais, está coordenando as reuniões da comissão que são realizadas na Secretaria de Comunicação Institucional. Arimatéia afirmou que a Conferência Estadual de Comunicação da Paraíba objetiva discutir todos os temas relativos a novas tecnologias, o papel da mídia no cotidiano da sociedade, discutindo ainda a inserção das pessoas e dos movimentos populares no avanço tecnológico.

A 1ª Conferência Estadual de Comunicação da Paraíba terá 120 delegados representantes da sociedade civil organizada, 120 delegados do setor empresarial e outros 60 delegados representantes dos Poderes Públicos. As inscrições online foram realizadas no período de 26 a 30 de outubro, através de link no portal de notícias do Governo da Paraíba.  A Comissão Organizadora da Conferência está enviando comunicado aos inscritos sobre a programação deste importante evento em prol da democratização da comunicação.

Nesta quinta-feira (12), às 10h, a Assembléia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Rodrigo Soares, realizará uma conferência livre, com o tema Cultura e Mídia. aberta. Propostas desta conferência em sessão especial, serão levadas à discussão na Conferência Estadual.

Em setembro aconteceram duas conferências municipais, em Campina Grande dias 15 e 16 e em João Pessoa, dias 16 e 17. No último dia 6, na Capital, foi realizada a conferência das mulheres.
A Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), acontecerá em Brasília nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, com o tema Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital.

As propostas a serem levadas à Conferência tratam dentre outros pontos de: mudanças nos processos de concessões de rádio e TV; regulamentação dos artigos 22, 221, e 223 da Constituição Federal; fortalecimento do sistema público de comunicação e fomento a Rádios e TVs Comunitárias; estabelecimento de políticas e de mecanismos de controle público da comunicação; universalização da banda larga e inclusão digital.  Para a Conferência Nacional a Paraíba enviará 36 delegados, sendo 16 da sociedade civil, 16 da sociedade civil empresarial e quatro delegados representantes dos Poderes Públicos.

Josélio Carneiro, com fotos de Evandro Pereira, da Secom