João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado reafirma parceria com Instituto do Semiárido

quinta-feira, 9 de junho de 2011 - 16:54 - Fotos:  Francisco Morais/Secom-PB

Durante a inauguração do Complexo Administrativo do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCT), nesta quarta-feira (8), em Campina Grande, o Governo do Estado reafirmou a parceria com a unidade de pesquisa. O secretário de Interiorização, Adriano Galdino, ressaltou a doação do terreno pelo Estado para a construção da sede administrativa do instituto. “O Governo está de portas abertas para celebrar novas parcerias nas pesquisas para desenvolver o nosso semiáriado e com os nossos professores”, ressaltou Adriano, que representou o governador Ricardo Coutinho.

A solenidade ainda contou com as presenças do Subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa (SCUP) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Arquimedes Diógenes Ciloni, representando o ministro Aloizio Mercadante, bem como autoridades e representantes de instituições parceiras da região, a exemplo das universidades, Embrapa e Parque Tecnológico. Estavam presentes ainda o secretário do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Marenilson Batista, e o deputado Assis Quintans, que representou a Assembleia Legislativa.

Na oportunidade, Roberto Germano Costa, que já atuou como Diretor do Instituto, fez um balanço da sua gestão. Para o diretor adjunto do Insa, Alberício Pereira de Andrade, “a inauguração do Complexo Administrativo com efetivo apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia representa mais um importante passo na busca de compreendermos e assumirmos o semiárido brasileiro como uma região de oportunidades, a partir da filosofia da semiaridez como vantagem”. Em seguida, houve o descerramento da placa alusiva à inauguração das edificações.

Investimentos – Com investimentos da ordem de R$ 6,5 milhões, o complexo é composto por seis blocos que concentram funções administrativas e espaço para pesquisadores, sendo um prédio para a administração; dois para as coordenações de pesquisa; um contendo auditório, biblioteca e sala de treinamento; um bloco com almoxarifado e garagem; e outro exclusivo para refeitório, totalizando 2.646 m2 de área total construída. A sede está localizada na Avenida Francisco Lopes de Almeida, S/N, Alça Sudoeste.