João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado reabre Biblioteca Juarez da Gama Batista do Espaço Cultural

quarta-feira, 17 de junho de 2015 - 12:35 - Fotos:  Max Brito

Após passar por reforma estrutural, a Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista, gerida pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, reabre as portas para a comunidade paraibana.  A solenidade de reabertura conta com uma programação cultural realizada nesta sexta-feira (19), a partir das 19h, com a apresentação do grupo de canto lírico formado por alunos do Cearte e ainda performance da atriz Suzy Lopes inspirada na obra do patrono da casa, Juarez da Gama Batista. A noite de celebração à leitura, literatura e arte também será prestigiada por familiares do escritor que dá nome ao equipamento.

A Biblioteca já está de portas abertas a partir deste sábado (20) para receber todo o público, estudantes das mais variadas idades e níveis de escolaridade e pesquisadores que desejem usufruir do ambiente convidativo à apreciação da leitura e de grandes obras que estão disponibilizadas no local. O acervo dispõe, inclusive, de publicações datadas da época do descobrimento do Brasil.

O equipamento cultural conta com mais de 100 mil títulos no acervo e mantém um fluxo estimado em 600 pessoas por dia. Sua capacidade de uma única vez é de acomodar 300 pessoas distribuídas nas mesas dispostas no salão e nas 36 cabines de estudo individual, de duplas e de grupos.

Reforma – A biblioteca passou por melhorias estruturais com a renovação das instalações elétricas, nova pintura e acabamento. As cabines de estudo foram restauradas e também receberam tratamento acústico e ponto de internet que proporcionam mais conforto e concentração aos usuários.  Além da reforma física, o acervo de mais de 100 mil livros passou por higienização específica.

Funcionamento – O ambiente estará aberto ao público de segunda a domingo.  De segunda a sexta-feira o funcionamento será das 7h às 19h. No sábado, o espaço estará aberto das 8h às 17h. Nos domingos, o expediente será das 8h às 13h. Apenas por dois dias a cada mês a biblioteca será fechada para manutenção. O fechamento será quinzenalmente, aos domingos.