João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado quer reduzir acidentes nas estradas e cidades

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 - 16:10 - Fotos: 

A Polícia Militar da Paraíba ganhou mais 80 camionetas para fortalecer o patrulhamento em vários municípios. Ao fazer a entrega na manhã desta terça-feira (9), o governador José Maranhão anunciou o início da Campanha Paz no Trânsito, condecorou dois policiais feridos em trabalho e prestou homenagens a oficiais com 10 e 20 anos de atividades, durante as festividades de comemoração aos 178 anos da PM, que aconteceram em frente ao Palácio da Redenção, no Centro de João Pessoa.

O governador destacou o esforço do Governo do Estado em proporcionar cada vez mais um policiamento permanente e ostensivo, garantindo a segurança entre as famílias, “objeto que vem sendo perseguido de forma persistente pela atual administração estadual”. E adiantou que novas viaturas serão entregues em breve.

Certificados – Durante a solenidade, o governador entregou os certificados a 80 soldados e mais 80 cabos que concluíram cursos de cabos e sargentos, ministrados nos meses de dezembro e janeiro passados, no Centro de Educação da Polícia Militar, que fica no Bairro de Mangabeira. Todos estão aptos a ser promovidos a cabos e sargentos, mediante a existência de vagas no quadro oficial da PMPB.

Ao final da solenidade, um grupo de atores fez apresentações enfocando o tema da campanha de conscientização no trânsito que o Detran pretende realizar, encenando fatos que podem ser repetidos pelos motoristas que saem para se divertir e consomem bebidas. Também mostraram situações que acontecem no trânsito e podem ser evitadas.

Melhoria de serviços – A nova frota de veículos foi adquirida com recursos do Tesouro Estadual e é um investimento que reforçará a prestação de serviços à comunidade, através dos batalhões de policiamento localizados nas maiores cidades do Estado, e permitirá implantar efetivamente a Patrulha Rural, para o combate à criminalidade no campo. O governador também anunciou que em outra etapa o Governo do Estado deverá entregar mais viaturas de um total de 140 que serão adquiridas.

As 80 camionetas são de cabine dupla, tração 4×4, algumas movidas a óleo diesel e outras modelos flex (bicombustíveis). Os veículos permitem enfrentar estradas de terra, dando condições melhores de perseguição e combate ao crime.

Mais veículos – O governador informou que as camionetas serão distribuídas entre as cidades com maior carência, seguindo um critério de necessidades policiais e de segurança, neste primeiro momento atendendo as cidades maiores. Afora as 40 novas viaturas que serão distribuídas nos próximos dias, também há 150 motos para o reaparelhamento da PM. “Durante sete anos, o Estado não tinha comprado um veículo adequado, em muitos casos operando com carros de até 10 anos de uso, comprado ainda na nossa administração anterior”, comentou.

Na área rural – O comandante geral da PM, coronel Wilde Monteiro, explicou que o repasse das viaturas vai melhorar bastante o policiamento ostensivo em todo o Estado. “São viaturas apropriadas e de certa forma irão motivar os homens e as mulheres da Polícia Militar, melhorando sua auto-estima no combate à criminalidade nas ruas”, afirmou.

“Estas viaturas serão distribuídas por todo o Estado, viabilizando uma nova operação da PM que é a Patrulha Rural, com a finalidade de dar mais segurança ao homem do campo”, comentou. O coronel ressaltou que a Polícia Militar está em todos os recantos do Estado, “e não tem medido esforços na execução de seus serviços, tudo graças ao sacrifício de homens e mulheres da corporação”, acrescentou.

Campanha – O governador José Maranhão explicou que o Governo do Estado está empreendendo nova campanha de conscientização de trânsito nas estradas e nas cidades, para tentar conter o avanço dos acidentes e das mortes violentas. Considerou o slogan bastante apropriado, porque “somos nós quem fazemos a segurança no trânsito, o cidadão, e isto está provado exaustivamente”.

Segundo ele, a questão do trânsito não está resumida a uma legislação forte, que já existe no País, mas é uma atitude cultural, de convencimento das pessoas de que não se dirige apenas para quem está no carro, mas os pedestres, os que estão em motos, em bicicletas ou em transportes coletivos. “É uma questão social e coletiva e nossa campanha se insere no contexto de reduzir os acidentes de trânsito, sobretudo pela conscientização do cidadão. Por isso, já começamos pelas escolas, onde as crianças apreendam que os veículos oferecem muito prazer ao homem, mas se não forem usados corretamente podem gerar tragédias”, comentou.

Foco nos jovens – Falando das estatísticas nacionais, o governador recordou que 20% dos motoristas abordados em blitze estão acima do consumo de álcool permitido. A juventude é que precisa de uma maior conscientização, pois 69% dos motoristas que dirigem embriagados estão na faixa entre 18 e 30 anos. “Acidentes de trânsito apresentam o pior problema de saúde do País. Não é o câncer nem outras infecções, mas são os acidentes de trânsito. O trânsito mata mais do que os homicídios comuns”, disse.

Outro dado comentado pelo governador é que as principais vítimas do trânsito são pessoas do sexo masculino. “As mulheres estão ganhando porque são mais prudentes, mais inteligentes e mais competentes”, afirmou.

Mistura perigosa – A campanha do Detran, denominada de ‘Basta um gole para causar um acidente. Você sabe disso’ tem por objetivo conscientizar os condutores de que ao dirigirem sob efeito do álcool estão assumindo a responsabilidade diante das possíveis consequências dessa perigosa combinação.

Segundo o superintende do Detran, coronel Américo Uchoa, a campanha está fundamentada em ações de conscientização e prevenção, buscando fomentar um trabalho conjunto entre governo, iniciativa privada, educadores e a sociedade, a fim de provocar mudanças de comportamento e a humanização do trânsito.

Ações preventivas – Para operacionalizar a iniciativa, o Detran programou intervenções diárias nas principais cidades da Paraíba, através de ações como ‘Turma do Sinal’, que consiste numa trupe bem-humorada para orientar motoristas, motocicletas e pedestres; ‘Cardápio Táxi’, a ser desenvolvido em parceria com empresas de táxi, além de bares e restaurantes, estabelecimentos nos quais será distribuído um cardápio com diversas opções de modelos de carros e companhias de táxi, para que possa conduzir a pessoa até sua casa, com abatimento de 30% na tarifa, das 20h às 6h do dia seguinte.

‘Balada do Bem’ envolve um grupo de jovens que irá percorrer pontos de encontro de pessoas na sua faixa etária, abordando os frequentadores para conscientizá-los sobre educação no trânsito; o ‘Motociclista da Paz’ também faz parte da campanha e consiste em blitze com distribuição de folders e adesivos reflexivos para capacetes. Também compõe a campanha o ‘Selo Transportando Vidas’, desenvolvido em parceria com sindicatos, cooperativas e empresas de transportes. O selo será oferecido às empresas do setor que realizam ações relevantes para segurança e educação no trânsito.

Também haverá uma exposição itinerante pelos shoppings centers e locais públicos, levando informações a partir de fotografias de acidentes e vídeos com depoimentos de sobreviventes e parentes de vítimas.

José Nunes, com fotos de Mano de Carvalho, da Secom-PB