João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado prossegue trabalho de consolidação do  Parque Estadual das Trilhas

quinta-feira, 30 de março de 2017 - 18:36 - Fotos: 

A Secretaria Executiva do Meio Ambiente, juntamente com a Polícia Ambiental, realizou esta semana mais um trabalho de fiscalização no Parque Estadual das Trilhas, localizado próximo ao Centro de Convenções de João Pessoa. As fiscalizações têm como principal objetivo a preservação do parque, que vem sofrendo com vários tipos de crimes ambientes, sendo o maior deles a invasão provocada pelos moradores. O Governo do Estado está investindo mais de R$ 600 mil para a consolidação do parque.

O Parque Estadual das Trilhas e dos cinco rios é o segundo maior reduto de Mata Atlântica na cidade de João Pessoa. O Parque ajuda a criar um corredor ecológico que une outros parques estaduais como do Aratu e o de Jacarapé. Juntos, os parques formam uma área de mais de 700 hectares de área de preservação.
Atualmente cerca de 300 hectares de área já foi cercada. Desde que se iniciou o trabalho de consolidação do parque, já é possível observar um grande avanço da vegetação, segundo o secretário executivo do Meio Ambiente, Fabiano Lucena. “No caso do Parque das Trilhas, por ser uma área muito grande e dentro do aglomerado urbano da capital, ele sofre com vários tipos de crimes ambientais, e o maior deles é a invasão. Cercar toda essa área na verdade é um desafio. Foram anos e anos sem nenhum tipo de fiscalização  naquela área, então as pessoas já estavam acostumadas a fazer  o que bem quisesse. Colocamos as cercas e as pessoas tiram, cortam árvores, constroem casas, jogam lixo e desmatam. Mas estaremos aqui para preservar esse grande patrimônio da Paraíba”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, já estão sendo discutidos os planos de manejo, a instalação do conselho gestor, a construção da sede e a sinalização do parque. “Nós já temos dialogado com os moradores do Aratu, granjeiros, ciclistas e ONGs ligadas à questão ambiental”, acrescentou.

Importância ecológica – O Parque Estadual das Trilhas e dos Cinco Rios tem uma área de 700 hectares, e serve de proteção para os rios Jacarapé, Cuiá, Aratu, Mangabeira e Muçuré, além dos riachos Estivas e Sanhavá. A Unidade de Conservação é a segunda maior reserva de Mata Atlântica de João Pessoa, depois da Mata do Buraquinho. No Parque, há mais de 150 espécies de flora e mais de 70 espécies da fauna. O Parque foi criado pelo Governo do Estado em setembro de 2014, durante audiência pública realizada no Centro de Convenções, em João Pessoa.

Unidade de Conservação – É a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC – Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000) às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais. São “espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei” (art. 1º, I).