João Pessoa
Feed de Notícias

Governo promove Seminário Regional para servidores em João Pessoa

sábado, 7 de junho de 2014 - 18:36 - Fotos:  Walter Rafael/ Secom-PB

Servidores estaduais de João Pessoa participaram, neste sábado (7), no ginásio do DER, do 5º Seminário Regional do Governo do Estado. Os municípios de Picuí, Solânea, Patos e Juripiranga já tinham sediado o evento promovido pela Casa Civil do Governador. O objetivo é dialogar e ouvir as demandas dos trabalhadores.

O governador Ricardo Coutinho destacou a participação da população nas ações do Governo da Paraíba, especialmente durante as plenárias do Orçamento Democrático Estadual, como também o compromisso dos servidores com a gestão pública. “Esse Seminário vem reforçar a interação entre todos nós. Temos aqui os responsáveis por importantes áreas da administração pública estadual”, observou.

As atividades foram iniciadas com a apresentação cultural do grupo “Quadrilhando sobre Rodas”, da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), seguida pelo Coral Luz, do Centro de Recuperação Feminina Júlia Maranhão. O secretário executivo Chefe da Casa Civil, Walter Aguiar, realizou a abertura oficial do evento, ressaltando a importância da intersetorialidade e também o estabelecimento de parâmetros de intervenção aos coordenadores de programas e projetos do Governo. “Estamos plantando uma semente no intuito de dar o pontapé inicial para o aprofundamento do processo de democratização e abertura de participação da sociedade na gestão.”

Na oportunidade, foi lançada a Cartilha Eleitoral para Agentes Públicos do Estado, com orientações e informações sobre a legislação eleitoral. Foram elencadas situações relativas ao abuso de poder político e econômico, condutas vedadas e leis e resoluções aplicáveis às eleições. O material foi elaborado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Ainda durante o evento, a ouvidora Geral do Estado, Tânia Brito, apresentou o portal da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). A criação do portal integra a política de expansão e descentralização dos serviços prestados pela OGE, tornando-a mais acessível aos cidadãos e a toda rede de Ouvidorias do Estado, ampliando o canal de democracia participativa na gestão. “Por meio do endereço www.ouvidoria.pb.gov.br, o cidadão conta com um instrumento que garante a qualidade na prestação dos serviços oferecidos pela administração pública estadual e reafirma a transparência das ações governamentais.”, disse.

Na área externa ao ginásio do DER, foram instaladas tendas para prestação de serviços e recebimento de demandas.

O secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, que também acumula a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), ministrou palestra sobre as obras e ações realizadas na Paraíba, nas áreas de transporte, recursos hídricos, saneamento, estradas, entre outras. “Cada um de nós tem contribuição nas ações. É um conjunto de pessoas que possibilita essas mudanças. Eu parabenizo o secretário Walter Aguiar pela ideia da implantação desses seminários ao longo do Estado”, enfatizou.

Cerca de 1.600 pessoas participaram do evento, entre elas, o vice-governador Rômulo Gouveia; a chefe de Gabinete do Governador, Estela Bezerra; o secretário de Estado do Governo, Ivan Burity; o consultor Jurídico do Governador, Sandro Targino; o secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza; a secretária de Interiorização, Gilma Germano; a diretora executiva da Fundação de Ação Comunitária (FAC), Cassandra Figueiredo; o diretor de manutenção do DER, Antônio Fleming; e o secretário executivo de Articulação Política Municipal, Ramalho Leite.