João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado promove seminário para produtores de cerâmica vermelha

segunda-feira, 26 de maio de 2014 - 17:45 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), promoveu nesta segunda-feira (26) o Seminário para o Desenvolvimento da Produção de Cerâmica Vermelha do Brejo. Durante o evento, que foi realizado na Câmara Municipal de Mulungu, representantes de 23 empresas da região acompanharam palestras sobre diversos temas, como cooperativismo; a importância da qualificação da mão de obra; gestão sustentável da produção e competitividade; e padronização e qualidade do produto.

Um dos principais objetivos do Seminário foi enfatizar como a organização do setor pode ser importante para o desenvolvimento das empresas que fabricam tijolos, telhas, artesanato e outros produtos que tem a argila como matéria-prima. Além disso, foram discutidas estratégias que possam tornar os produtos ainda mais competitivos no mercado paraibano e nordestino. Estima-se que mais de 30% da produção paraibana de cerâmica vermelha está no Brejo do estado.

As palestras foram conduzidas por representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senai), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Centro de Produção Industrial Sustentável (Cepis), que é vinculado ao Sebrae.

Após as palestras, os produtores de cerâmica vermelha apresentaram uma série de reivindicações com o intuito de desenvolver a atividade na região. “Esse encontro foi muito importante, pois conseguimos unir os ceramistas da região do Brejo e trazer o Governo do Estado para ouvir nossas reivindicações. Ficamos muito satisfeitos, principalmente pelo apoio dado pela Cinep. Já produzimos um produto de boa qualidade, faltava organização, mas a partir de hoje essa história deve mudar”, afirmou o empresário José Ribeiro Rodrigues.

O diretor administrativo da Cinep, João Fernandes da Silva, destacou a importância da produção de cerâmica vermelha para a economia do Brejo e reafirmou o compromisso do Governo do Estado em apoiar a atividade. “Hoje, conhecemos mais profundamente o arranjo produtivo local da cerâmica vermelha, que aqui no Brejo é uma atividade muito importante, pois gera emprego e fabrica um produto de grande importância. Precisamos dar apoio ao setor e este é o nosso propósito. A presença de instituições importantes mostra o poder e a capacidade que temos para articular e tentar resolver os problemas desta cadeia produtiva”, declarou.

Também participaram do evento o deputado federal Luiz Couto; a prefeita de Mulungu, Joana Darc Bandeira; o gerente operacional da Secretaria de Estado da Receita, Wanclay Cavalcante; e o coordenador do Projeto Cooperar, Roberto Costa Vital.