Fale Conosco

19 de janeiro de 2015

Governo do Estado promove qualificação para 400 gestores do SUS



A primeira etapa do curso de qualificação dos gestores do Sistema Único de Saúde da Paraíba (SUS-PB) começou na manhã de sexta-feira (16). O evento, que contou com a parceria do Ministério da Saúde, do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB) e da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco (Fiocruz PE), recebeu 400 profissionais do SUS no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Os gestores serão qualificados num período de nove meses.

O Curso de Qualificação de Gestores do SUS chega à Paraíba pela terceira vez e o objetivo é estimular e apoiar os profissionais a fim de que os desafios cotidianos sejam tratados de maneira adequada e melhorando, consequentemente, a gestão da saúde.

Para a secretária titular da SES-PB, Roberta Abath, qualquer ação que um gestor possa fazer para a organização do sistema de saúde deve levar como prioridade o usuário do serviço. “Se eu tenho a concepção de que quem usa o sistema sou eu mesma, olhando o próximo como olho a mim, eu busco o melhor para o outro”, comentou.

Ela disse, ainda, que as ações estruturantes, objetivando a regionalização e o fortalecimento da institucionalização da SES-PB, dependem da união e do esforço coletivo de todos que ocupam o espaço de ação. “Juntos seremos a esperança para minimizar o sofrimento daqueles que não têm acesso ao atendimento devido e qualificado. Este não é apenas um curso para os gestores, é uma proposta que tem como objetivo a melhora do serviço de saúde para a população”, concluiu.

A secretária executiva da SES-PB, Maura Sobreira, também presente no evento, ressaltou que a capacitação fortalece o processo de regionalização da saúde e o empoderamento dos gestores do SUS. “A intenção é que tenhamos cada vez mais ações de saúde qualificadas e em conformidade com as necessidades da região. Estes gestores terão mais apropriação dos instrumentos de gestão e planejamento do Sistema Único de Saúde”, disse.

A qualificação é fruto de convênio com a Fiocruz Pernambuco através da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. O diretor da Fiocruz-PE, Sinval Brandão Pinto Filho, ressaltou a importância da qualificação. “Nossa missão é proporcionar o desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do SUS, apoiando a política de desenvolvimento institucional da Secretaria de Saúde da Paraíba. Em nove meses, com empenho, dedicação e compromisso, eles estarão ainda mais preparados para lidar com os usuários e quem mais ganha com isso é a população”, pontuou.

Representando o Ministério da Saúde, a apoiadora da Rede de Atenção à Saúde da Paraíba Rejane Vieira, relatou que esta será uma experiência fantástica. “Estamos lutando não só pela nossa formação, mas também por aquilo que acreditamos ser o Sistema Único de Saúde. Precisamos entrar em sintonia para que o SUS tenha o cuidado que demanda e merece”.

Rossana Lúcia Araújo Bezerra é nutricionista, trabalha no Programa Saúde da Família (PSF) de Cabedelo e participou da qualificação. “Num curso como este, nós conseguimos visualizar os projetos e as maneiras de melhorar o atendimento no SUS. Seremos multiplicadores dos conhecimentos, tendo em vista que a comunidade deseja participar das ações e é a maior interessada nos progressos”, disse ela.