Fale Conosco

21 de fevereiro de 2018

Governo do Estado promove palestra sobre Indicadores de Insegurança Alimentar para técnicos do Sisan      



ses capacita sisan 1 270x191 - Governo do Estado promove palestra sobre Indicadores de Insegurança Alimentar para técnicos do Sisan      O Governo do Estado promoveu, nessa segunda-feira (19), uma palestra sobre Insegurança Alimentar (Insan) para técnicos do Projeto Consolidação e Gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh).

A palestra foi ministrada pelo professor doutor Rodrigo Vianna, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e teve o objetivo de reforçar a importância de utilização dos indicadores no monitoramento dos níveis de Insegurança Alimentar e Nutricional (Insan) para o desenvolvimento de estratégias que garantam o Direito Humano à Alimentação Adequada no território paraibano. Em parceria com a pesquisadora Brunna Thais Luckwu, o professor Rodrigo Vianna realizou, em 2011, um importante trabalho científico na Paraíba, cujo propósito foi avaliar um modelo de observação da Segurança Alimentar nos municípios do Estado que identificasse as áreas de maior vulnerabilidade e Insegurança Alimentar Grave. Esta pesquisa foi utilizada como parâmetro no Plano de Trabalho do Projeto Consolidação e Gestão do Sisan no Estado da Paraíba, que passou a ser executado pelo Governo em outubro de 2017.

“Foi importante a participação do professor para ministrar a palestra em razão da necessidade de refletir e reavaliar a metodologia e dados da pesquisa realizada em 2011. Nosso compromisso com a segurança alimentar se estende para além da adesão dos 223 municípios ao Sisan. Queremos aprender mais, incentivar o debate nas instâncias da sociedade, e a ses capacita sisan 2 270x191 - Governo do Estado promove palestra sobre Indicadores de Insegurança Alimentar para técnicos do Sisan      parceria com a UFPB tem sido fundamental nesse processo, pois sabemos a importância da produção do conhecimento e de sua interface com a execução qualificada das políticas sociais”, reforçou a coordenadora do projeto, Angela Carolina de Medeiros.

A capacitação continuada dos profissionais envolvidos no Projeto Consolidação e Gestão do Sisan tem sido uma das preocupações do Governo do Estado que, em 2016, firmou o compromisso com a população paraibana ao elaborar o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, e nele estabelecer metas e desafios a serem cumpridos no que tange à erradicação da fome e desnutrição no Estado.