João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado promove melhorias na produção de leite

quarta-feira, 13 de abril de 2011 - 17:26 - Fotos: 

O Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa), está promovendo o melhoramento dos rebanhos bovinos de produtores das cidades de Aroeiras, Gado Bravo e Umbuzeiro, na região da Borborema. O melhoramento genético é feito por meio de inseminação artificial. Cerca de 250  fêmeas já receberam sêmen de reprodutores de genética comprovada das raças Gir, Guzerá e Sind, de propriedade da Emepa.

A transferência de tecnologia faz parte de um projeto de pesquisa em melhoramento genético de bovinos leiteiros e vem sendo executado por pesquisadores  da Emepa, em parceria com a Emater, Senar e a Associação de Produtores dos municípios beneficiados. Os animais são previamente selecionados, passam por avaliações ginecológicas para detectar possíveis gestações ou anomalias do aparelho reprodutivo, exames de brucelose e tuberculose.

Segundo Paula Araújo Lemos, coordenadora do projeto, cerca de 67 criadores já foram beneficiados, todos com perfil de agricultor familiar. Ela explicou que antes do trabalho de inseminação artificial são feitas palestras e cursos para os produtores rurais, líderes comunitários e técnicos envolvidos na atividade da pecuária bovina. “Estamos repassando todas as informações necessárias nesses cursos que abrangem temas como manejo reprodutivo, sanitário e nutricional e também sobre a qualidade do leite”, disse Paula.

O melhoramento genético do rebanho promove resultados positivos tanto na produção quanto na qualidade do leite, um trabalho que atende aos anseios da indústria, dos consumidores e permite ao agricultor sua permanência sustentável na atividade leiteira.