Fale Conosco

21 de novembro de 2014

Governo do Estado promove Manejo Clínico da Sífilis



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais, realizará na próxima quarta-feira (26), o Manejo Clínico e Abordagem Sindrômica da Sífilis. O evento acontece das 8h30 às 17h30, no Auditório da Asplan, em João Pessoa.

Voltado para os profissionais da Assistência da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica de 63 municípios da 1ª Macrorregião (1ª, 2ª e 12ª Gerências Regionais de Saúde), o Manejo Clínico tem por objetivo capacitar profissionais médicos e enfermeiros para a condução e manejo clínico da sífilis, a fim de diagnosticar e tratar oportuna e adequadamente a doença, evitando assim a transmissão das mães para os bebês.

Durante todo o dia, serão abordados temas como a situação epidemiológica da sífilis no Brasil e na Paraíba, análise situacional por Gerência de Saúde, manejo clínico da sífilis, testagem rápida da sífilis, administração da penicilina no Brasil, Rede e Linha de Cuidados da Sífilis, entre outros. De acordo com a chefe do Núcleo das DSTs/Aids, da SES, Améris Ângela de Araújo, o manejo clínico da sífilis é um instrumento importante para a redução da doença.

“Considerando o alto número de casos de sífilis na Paraíba e no Brasil, apesar de todas as medidas de intervenção da transmissão da Sífilis Adquirida e da Congênita estarem disponíveis em todos os serviços de Atenção à Saúde da Gestante, Puérpera e da Criança, uma série de fatores têm dificultado a redução desse agravo no país. Desta forma, o manejo clínico vem como instrumento estratégico de educação em saúde para a disseminação e operacionalização das medidas eficazes de controle da sífilis em nosso estado”, explicou Améris.