João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado promove mais 24 Jornadas de Inclusão Produtiva

quinta-feira, 3 de outubro de 2013 - 17:02 - Fotos: 

As Jornadas de Inclusão Produtivas que o Governo do Estado está realizando desde o mês de agosto, com o intuito de levar políticas públicas para melhorar a vida de agricultores familiares em todo o território paraibano, continuam nestas duas próximas semanas com mais 24 eventos, conforme programação da Emater, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com várias instituições.

Os eventos começaram nesta quinta-feira (3) em Boqueirão, São Domingos do Cariri e Santarém. Nesta sexta-feira (4), será a vez dos municípios de Esperança, Santa Helena, Lagoa de Dentro, Igaraci e Soledade. No sábado (5), será a vez da cidade de Tavares.

Na segunda-feira (7), a Jornada começa por Itaporanga, região do Vale do Piancó, e continua na terça-feira (8), em Campina Grande, no Parque do Povo, oportunidade em que também serão comemorados os 58 anos de fundação da Emater Paraíba, ocorrido dia 30 de setembro. Também sucederão eventos em Barra de Santana e Gado Bravo.

Ainda conforme o calendário, na quarta-feira (9), as Jornadas acontecerão em Serra Grande, Santa Rita, Nova Floresta e Araruna. Já na quinta-feira (10), será a vez do município de Queimadas realizar seu evento. Para a sexta-feira (11), estão programadas as Jornadas dos municípios de Caiçara, Lagoa e Logradouro. O encerramento do calendário das duas semanas será no domingo (13), com a jornada de Santana de Mangueira.

Segundo os técnicos da Emater, as Jornadas de Inclusão Produtiva têm a finalidade de explicar aos agricultores familiares como funcionam as linhas de financiamento, dando oportunidade de acesso a programas e políticas públicas como crédito para aquisição de terra, participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional Rural de Habitação (PNRH), entre outros benefícios, como parte do convênio MDA/SAF-Emater-PB 701154/2008.

Na maioria dos municípios, a população também tem acesso aos serviços do Incra, como a atualização das famílias acampadas para receber cestas básicas, o Instituto de Polícia Científica (IPC),  a missão de Carteiras de Identidades. Já o Ministério do Trabalho (MTE) procede com a emissão de Carteiras de Trabalho e Ministério da Fazenda com a emissão de CPF. A Defensoria Pública também comparece e o INSS fornecendo declaração do tempo de contribuição para os agricultores, além de informação de orientações sobre benefícios, entre outros serviços.