Fale Conosco

21 de julho de 2015

Governo do Estado promove II Oficina Macrorregional Nordeste de Arranjos Produtivos Locais



Governo do Estado promove II Oficina Macrorregional Nordeste de Arranjos Produtivos Locais

21.07.15 OFICINA NO CENTRO DE CONVENCOES FOTOS ANTONIO DAVID 38 270x178 - Governo do Estado promove II Oficina Macrorregional Nordeste de Arranjos Produtivos LocaisO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), promoveu, durante todo dia desta terça-feira (21), a II Oficina Macrorregional Nordeste de Arranjos Produtivos Locais (APLs): Rotas de Integração Nacional, que contou com a participação de diversas autoridades estaduais e nacionais, no Centro de Convenções de João Pessoa. O objetivo foi identificar as possíveis vocações da região para estimular novas redes de arranjos produtivos.

Tendo como tema “Apostas para o Desenvolvimento da Região Nordeste”, a abertura do evento foi presidida pelo secretário de Estado de Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes e contou com a participação de Helena Lastres, assessora da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Amarildo Baesso, diretor de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional (MI); Gabriela Barreto, representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); do deputado estadual Jeová Campos, representando a Assembleia Legislativa e o governador em exercício, Adriano Galdino; do professor Paulo Cavalcanti Filho, representando a Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Delma Aquino, coordenadora do Setor de Arranjos Produtivos Locais do Cooperar; e da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino.

21.07.15 OFICINA NO CENTRO DE CONVENCOES FOTOS ANTONIO DAVID 46 270x178 - Governo do Estado promove II Oficina Macrorregional Nordeste de Arranjos Produtivos LocaisO secretário Laplace Guedes abriu a mesa celebrando a reestruturação do Núcleo Estadual de APLs e afirmando que o momento atual é propício para o planejamento. Helena Lastres, assessora do BNDES, seguiu nesta direção, afirmando que é de grande importância para o Banco ajudar os APLs a crescer e se desenvolver mesmo em períodos de crise. Já Gabriela Barreto, representante do MDIC reiterou a preocupação do Ministério com relação à redução das desigualdades sociais e territoriais do país.

O deputado estadual Jeová Campos trouxe mais uma vez à tona comentário feito anteriormente pelo governador Ricardo Coutinho de que o Nordeste possui 28% da população brasileira, porém, apenas 11% dos investimentos nacionais, sendo uma região com potencial enorme de crescimento em diversas áreas. Fechando a mesa de abertura, Amarildo Baesso, representando do MI, relatou que os Arranjos Produtivos Locais está na agenda governamental e que estes fazem parte de uma política pública em processo inicial com grande potencial de desenvolvimento. “O Ministério teve a ideia das Rotas de Integração Nacional e o objetivo hoje é aprofundar uma discussão previamente realizada em Recife, para depois obter um panorama das cinco regiões brasileiras”, explicou Baesso.

21.07.15 OFICINA NO CENTRO DE CONVENCOES FOTOS ANTONIO DAVID 17 270x202 - Governo do Estado promove II Oficina Macrorregional Nordeste de Arranjos Produtivos LocaisRotas de Integração Nacional – Em busca da concretização dos objetivos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), o Ministério da Integração Nacional (MI) desenvolveu o projeto Rotas de Integração Nacional. O projeto visa promover a inclusão produtiva e a integração econômica das regiões menos desenvolvidas do país aos mercados nacionais e internacionais de produção, consumo e investimento.

As Rotas são redes de Arranjos Produtivos Locais territorialmente e setorialmente interligados que promovem a inovação, a diferenciação, a competitividade e a lucratividade dos empreendimentos associados, mediante a sinergia e a ação convergente das agências de fomento.

21.07.15 OFICINA NO CENTRO DE CONVENCOES FOTOS ANTONIO DAVID 40 270x202 - Governo do Estado promove II Oficina Macrorregional Nordeste de Arranjos Produtivos LocaisA iniciativa busca criar consistência e complexidade nos APLs identificados, por meio da aproximação e do envolvimento dos atores relevantes de modo a equacionar os gargalos da cadeia produtiva priorizada, seja no subsistema Insumos, Produção, Processamento ou Comercialização.