Fale Conosco

16 de outubro de 2015

Governo do Estado promove formação socioeducativa para professores da rede estadual de ensino



A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva da Educação de Jovens e Adultos (Geeja), realizou na última terça (13) e quarta (14), em João Pessoa, uma formação para professores da rede estadual que atuam em estabelecimentos de medidas socioeducativas do Estado. A formação continua nos dias 21, 22 e 23 na cidade de Lagoa Seca, 28, 29 e 30 na cidade de Sousa, 04 e 05/11 em João Pessoa, 11, 12 e 13/11 em Lagoa Seca, 18, 19 e 20/11 em Sousa, 02 e 03/12 em Lagoa Seca, 09 e 10/12 em Sousa e 16 e 17/12 em João Pessoa.

O objetivo da formação é capacitar os educadores da rede estadual de ensino, responsáveis pela escolarização de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, na perspectiva do aperfeiçoamento. A formação pretende preparar os educadores trabalhando temáticas, conteúdos e oficinas que irão contribuir para o desenvolvimento da prática pedagógica e da aprendizagem significativa, desenvolvendo habilidades e competências para um protagonismo positivo, possibilitando a reinserção social.

O público-alvo da formação são diretores de unidades escolares, agentes socioeducativos pedagogos, professores, diretores escolares, agentes administrativos e representantes da 3ª Gerência Regional de Educação (GRE). A capacitação terá 64 horas/aula, distribuídas em quatro encontros, todos com 16h/a, que acontecerão nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Sousa, para 97 participantes e está sendo organizada pela Gerência Executiva da Educação de Jovens e Adultos (Geeja) da SEE em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac).

A formação tem por base legal a Constituição Federal (CF), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais, as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Decreto n.º 6.755/2009. Trata-se de uma ação que incidirá diretamente nas práticas pedagógicas dos professores, resultando em maior qualidade da escolarização dos adolescentes e jovens em conflito com a lei, possibilitando a reinserção social. Na capacitação será enfatizada a educação para o mundo do trabalho, aspecto que traz maior relevância no ensino para o público-alvo.

No I Encontro serão realizadas reflexões sobre a ação pedagógica articulada às especificidades da política socioeducativa e dos parâmetros do SINASE e de outras bases legais como a LDB, o Plano Nacional de Educação (PNE), as Diretrizes Nacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No II Encontro será discutida a prática educativa voltada à especificidade da educação e a ressocialização de adolescentes e jovens, tendo como eixos norteadores o aspecto legal, os sujeitos de EJA e a educação para o mundo do trabalho e a dimensão do currículo “o munticulturalismo”. No III Encontro serão abordados temas tendo como eixos norteadores a organização do trabalho pedagógico, o planejamento e a avaliação (metodologias e instrumentos) e o uso de materiais didáticos e tecnológicos. No IV e último encontro serão discutidas as políticas públicas de educação e será realizada a socialização das aprendizagens constituídas ao longo da formação.