João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado promove formação para professores de Inglês

terça-feira, 9 de maio de 2017 - 11:31 - Fotos:  Gilvan Gomes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), finalizou uma formação para os professores de Inglês da Rede Estadual de Ensino. De acordo com o calendário, nesta segunda-feira (8) a formação foi ministrada para os professores da 1ª e 3ª Gerência Regional de Educação (GRE).

A formação já foi realizada nas 14 GREs para os professores de língua inglesa para utilização de plataforma English Discoveries, por meio da empresa Mastertest, como suporte às aulas de inglês e na preparação para os alunos que participam do Programa Gira Mundo.

Aproximadamente 563 professores das 14 GREs participaram da formação que teve seis horas de duração. “Os professores receberam as informações necessárias para utilizar a plataforma como suporte em seu planejamento e utilização em sala de aula com os alunos.

Inicialmente foi realizado um diagnóstico entre os alunos para identificar seu nível. Em seguida os professores utilizaram a plataforma para aprimorar o nível de inglês de seus alunos. No final do curso os alunos foram certificados após realização do teste do TOEIC e os professores após da prova do TOEFL, cerificados de proficiência em língua inglesa”, explicou o gerente executivo de Ensino Médio Robson Rubenilson dos Santos Ferreira.

A plataforma English Discoveries dará suporte como curso preparatório para a proficiência em língua inglesa e contribuirá para a preparação dos alunos para o Enem e suas atividades no mundo do trabalho. 

Formação para professores de Espanhol – Entre os dias 25 de abril e 4 de maio, foi realizada a formação para os professores tutores selecionados para o curso preparatório do Programa Gira Mundo nos Polos de João Pessoa, Monteiro, Patos e Campina Grande e contou com a participação de 20 professores.

A formação foi realizada pela Universidade Estadual da Paraíba (UFPB) com o objetivo de capacitar os professores selecionados na qualidade de tutores do programa de intercâmbio Gira Mundo – Espanha, à luz da concepção metodológica do Enfoque Funcional e Comunicativo da Língua Espanhola baseado por Competências Estratégicas – capacidade para regular a interação e eficácia comunicativa.

Foi apresentada aos alunos inscritos no Programa de Intercâmbio Gira Mundo Espanha uma proposta de uso em contexto real e autêntico da língua espanhola com foco nas quatro habilidades de Compreensão e Expressão Oral e Escrita, usando ferramentas tecnológicas: aplicativos e plataformas de aprendizagem da Língua Espanhola como apoio didático que aproximam o aprendiz ao conhecimento imediato do idioma proposto.

“Pretendemos aplicar materiais didáticos que desenvolvam aos participantes deste processo a capacidade de expressar de forma adequada, oralmente e por escrito em espanhol, usando o léxico de maneira precisa e adequada a cada situação comunicativa”, destacou Tulhio Serrano, diretor executivo de desenvolvimento estudantil.

Os alunos aprenderam, no tocante à compreensão oral, a compreender as intenções comunicativas de um discurso sem muito esforço. Quanto à compreensão leitora, aprenderam a identificar detalhes sutis que incluem atitudes e opiniões tanto implícitas como explícitas dos textos. No tocante à cultura hispânica, os alunos aprenderam a tomar consciência da diversidade cultural, influência, identidade cultural, percepção e interpretação dos elementos culturais (valores, comportamentos, crenças etc) da Espanha, em particular.