João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado promove formação para candidatos aos cargos de gestão das escolas cidadãs integrais

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016 - 10:40 - Fotos:  Delmer Rodrigues

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) oferece até esta quinta-feira (14) capacitação aos candidatos aos cargos de diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico das Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas. A formação está ocorrendo desde a terça-feira (12), na Pousada Som das Ondas em Jacumã.

O objetivo é introduzir o modelo pedagógico e de gestão das escolas cidadãs integrais, fornecendo as bases teóricas e metodológicas necessárias para dar início a este modelo de escola. “A expectativa é que aqueles que forem exercer os cargos possam desenvolver o trabalho conforme os objetivos e metas das escolas integrais”, observou o gerente operacional de Ensino Médio, Herbert Gomes.

“Está claro para todos nós o que é o projeto das escolas cidadãs, trazendo uma visão real de como deve de fato funcionar”, declarou o candidato a diretor da Escola Cidadã Integral Técnica de Bayeux, Gabriel Gomes. A próxima etapa será a formação dos professores selecionados, prevista para fevereiro.

Para os alunos interessados, as inscrições para o processo seletivo ocorrerão até esta sexta-feira (15). Estão sendo oferecidas 384 vagas em seis cursos: Mecânica, Design de Móveis, Agronegócio, Manutenção e Suporte em Informática, Cozinha e Técnico em Vendas. A prova de seleção será aplicada na data provável de 18 de janeiro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), as inscrições para a prova de seleção podem ser feitas nas secretarias de cada unidade de ensino (ECIT de Bayeux, Mamanguape e João Pessoa), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.  O exame constará de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada das 8h às 12h, em local a ser divulgado.

A prova versará sobre os componentes curriculares de Português e Matemática, abordando os conteúdos constantes em edital. O resultado será divulgado a partir de 22 de janeiro nas respectivas ECITs e no site institucional da Secretaria de Estado da Educação. As matrículas para os aprovados acontecerão entre os dias 25 e 29 de janeiro. Os cursos são oferecidos em três escolas: a Erenice Cavalcanti Fideles, em Bayeux; João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, em Mamanguape; e a Pastor João Pereira Gomes Filho, em João Pessoa.

Escola Cidadã Integral – Trata-se de um novo modelo de escola pública implantado na Paraíba, com a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral). O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida.

Escola Cidadã Integral Técnica –  Segue o mesmo modelo que a Escola Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos técnicos, que visam à formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.

O período letivo nas Escolas Cidadãs Integral e Técnica têm a duração diária de 9 horas e 30 minutos, com refeições incluídas (almoço e lanche). Nesse espaço de tempo, além das disciplinas obrigatórias, os estudantes poderão escolher matérias para enriquecer o currículo, como música, teatro, cinema, empreendedorismo e fotografia. Também será possível ingressar em clubes juvenis, como o jornalzinho da escola, a rádio da escola, entre outros.

A organização curricular dessas escolas é constituída pela Base Nacional Comum (BNC), assim entendida: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física (área de Linguagens e Códigos); História, Geografia, Sociologia e Filosofia (Ciências Humanas); Física, Química e Biologia (Ciências da Natureza) e Matemática. Além dessas, existem os componentes integradores, nos quais se incluem Projeto de Vida, Estudo Orientado e Vivências em Protagonismo Juvenil.