Fale Conosco

5 de maio de 2017

Governo do Estado promove Formação do Projeto Robótica Educacional



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou nesta sexta-feira (5), no Littoral Hotel, em João Pessoa, a Formação do Projeto Robótica Educacional (Pesc Robótica), voltada para gestores e professores de matemática da Rede Estadual de Ensino.

A formação constou de oficinas, contemplando os recursos tecnológicos distribuídos na escola e os conteúdos trabalhados nos materiais didáticos numa proposta interdisciplinar. Foi destacada a importância dos trabalhos práticos, atrelados à teoria como melhor forma de aprendizado dos professores, sanando dúvidas concernentes ao material didático.

“A formação objetiva capacitar os gestores e professores para o Programa de Robótica das escolas da 1ª e 3ª GREs, com alunos do 6º ao 9º ano. O Programa é um instrumento de mediação na medida em que possibilita o estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento e novas formas de atividade mental, nas quais os estudantes devem ser capazes de utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir sua aprendizagem”, explicou a gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEE, Marta de Medeiros.

A Coleção do Livro Robótica Pesc, utilizada no programa, tem por objetivo propor a investigação e compreensão dos conceitos por meio da resolução de problemas, pesquisas individuais e coletivas, jogos e arquivos de leituras que possam contribuir de diferentes formas para a reflexão e entendimento dos temas trabalhados.  Atividades que favorecem o exercício da escrita atrelado aos procedimentos do conhecimento científico, estimulando a oralidade e a argumentação, comunicação textual e enriquecimento da vivência digital dos alunos por meio do uso significativo da Tecnologia da Informação para registro, experiências e atividades diversas.

A coleção dos estudantes contempla um passo a passo de montagem e um tutorial de programação básica para a construção e funcionamento dos robôs. Cada capítulo visa ao conhecimento de um componente específico e sempre supõe o conhecimento do anterior.