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Governo do Estado promove formação do Programa Primeiros Saberes da Infância

terça-feira, 26 de abril de 2016 - 18:12 - Fotos:  Delmer Rodrigues

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e da Gerência Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEEIEF), realiza, desde o mês de março, formação do Programa Primeiros Saberes da Infância (PPSI).

A primeira etapa da formação foi voltada aos orientadores de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e foi ministrada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Funape). Os orientadores, por sua vez, realizaram a formação continuada junto aos coordenadores do PPSI, que atuarão como multiplicadores junto aos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede estadual de ensino. Esta ação beneficiou diretamente 35 mil estudantes no Ensino Fundamental na Paraíba.

A segunda etapa da formação acontece neste mês de abril nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), no período de 11 a 29 de abril. Já foram realizadas formações nas gerências de Patos (6ª GRE), Cajazeiras (9ª), Sousa (10ª), Campina Grande (3ª), Catolé do Rocha (8ª), Pombal (13ª), Mamanguape (14ª), João Pessoa (1ª), Guarabira (2ª), Itaporanga (7ª), Itabaiana (12ª), Cuité (4ª) e Princesa Isabel (11ª). Nos dias 28 e 29 de abril, a formação acontecerá na gerência de Monteiro (5ª). Nesta segunda etapa da formação participam os coordenadores pedagógicos das secretarias municipais de educação que aderiram ao PPSI.

Maria dos Prazeres Bezerra, coordenadora estadual do PPSI e Pnaic, avalia como positiva a formação, que pela primeira vez foi oferecida aos coordenadores das escolas. “O fato de estarmos oferecendo essa formação aos coordenadores pela primeira vez é muito positivo, pois eles precisavam dessas orientações para poder trabalhar junto aos professores”, destacou.

PPSI – O Programa Primeiros Saberes da Infância foi elaborado pela GEEIEF e implantado nas escolas estaduais que possuem Ensino Fundamental no início de 2011, com a perspectiva de trabalhar o processo de leitura, de escrita e lógico-matemático com os alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental.

O programa possui diários de classe específicos, com as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos. Bimestralmente, uma sequência de aulas é elaborada e é feita a previsão das habilidades e conteúdos que serão desenvolvidos, para que o professor planeje sua aula junto com o coordenador da escola.