Fale Conosco

16 de março de 2018

Governo do Estado promove exposição para comemorar a Semana do Artesão em João Pessoa



16.03.18 abertura salao artesanato shopping sul fotos alberi pontes 23 270x179 - Governo do Estado promove exposição para comemorar a Semana do Artesão em João PessoaO Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP)/Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), abriu, nesta sexta-feira (16), a Semana do Artesão, em João Pessoa. O evento, realizado em parceria com o Shopping Sul, vai oferecer produtos típicos do artesanato paraibano, confeccionados em couro, madeira, fios, metal, habilidades manuais, biscuit, entre outras tipologias. O Dia do Artesão é comemorado oficialmente no dia 19 de março.

A Semana do Artesão, que ocorre até o dia 25, conta com trabalhos de 26 profissionais, oriundos de três cidades paraibanas: João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita. De acordo com o Programa do Artesanato da Paraíba, são mais de 200 profissionais envolvidos na exposição indiretamente.

A coordenadora do PAP, Lu Maia, destaca a importância da exposição para o artesanato do Estado. “É um evento que vem, assim como o Salão do Artesanato, servindo de vitrine para o nosso artesão, proporcionando ainda mais visibilidade a um trabalho tão genuíno, tão importante para a nossa cultura”, comentou. “Em 2017, as vendas foram muito satisfatórias, o que faz com que tenhamos boas expectativas com relação à Semana do Artesão 2018”, prosseguiu.

Expectativa de boas vendas – Com boa localização e diversificação de produtos oferecidos aos visitantes, os artesãos que participam da Semana do Artesão no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, acreditam que as vendas desta edição superem as expectativas.

Maria do Socorro Lira trabalha com couro há mais de dez anos. Ela diz que, além das vendas, participar de um evento como a Semana do Artesão é uma oportunidade de mostrar o trabalho que realiza com toda a dedicação. “Claro que a gente fica feliz com as vendas, mas participar de um evento desse porte é uma grande vitrine para o nosso trabalho, de mostrar a nossa cultura”, disse. “As vendas da Brincarte foram muito boas, por isso tenho boas expectativas com relação à Semana do Artesão”, acrescentou.

Amadeu Severiano trabalha com metal e conta com orgulho todo o processo de confecção das peças. Por isso, a Semana do Artesão é um momento tão esperado. “É um processo que tem a reciclagem como base. Temos a corrente, o método de soldagem, proporcionando peças criativas, que tem agradado a clientela”, afirmou.

A dona de casa Gilvonete Oliveira se disse encantada com a diversidade de produtos. “São peças tão geniais, tão próprias, que temos vontade de levar tudo para casa. Além disso, percebemos nessas peças o quanto tem evoluído o artesanato paraibano, que não deixa nada a desejar com relação ao artesanato de alguns estados que eu já vi”, finalizou.

Serviço/Semana do Artesão

Local: Shopping Sul (térreo), Bancários, João Pessoa

Horários de funcionamento: De 2ª a 4ª feira, das 10 h às 21 h; de 5ª feira a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos, das 13h às 20h