Fale Conosco

9 de junho de 2014

Governo do Estado promove evento sobre Cultura de Paz nas escolas



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza nesta terça-feira (10) o evento “Juntos pela Educação Emocional e Social: construindo a paz nas escolas e melhorando os índices de aprendizagem”. A solenidade ocorrerá às 9h no Espaço Gospel, localizado à Av. Ruy Carneiro, s/n. A expectativa da organização é que compareça um público de aproximadamente 1.500 participantes, entre autoridades e educadores da rede estadual de ensino, tais como diretores, coordenadores e professores, além de representantes de pais de alunos e dos conselhos escolares.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, a ação visa alinhar a metodologia Liga Pela Paz com o Programa Primeiros Saberes da Infância, desenvolvido pela SEE, que estabelece diretrizes norteadoras para uma educação de qualidade aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. “Trata-se do mesmo público de atuação da Liga Pela Paz, que, a partir das estratégias de educação emocional, será beneficiado diretamente com a melhoria da aprendizagem” explicou a secretária.

Por meio do projeto, serão beneficiados neste ano 72.342 alunos e 3.082 educadores da rede estadual de ensino com a metodologia Liga Pela Paz, iniciativa que prepara os educadores e alunos para reconhecer suas emoções e regulá-las, o que melhora a convivência e reduz a violência na escola e na família. Ao todo, estão envolvidas mais de 500 escolas de 198 municípios paraibanos das 14 Gerenciais Regionais de Educação do Estado.

Durante o evento, o fundador do programa Liga pela Paz, professor João Roberto de Araújo, vai ministrar palestra sobre “A Importância da Educação Emocional e Social para a redução da violência na escola e na comunidade e melhoria dos índices de aprendizagem”. O educador é referência no Brasil em estudos, pesquisas e publicações sobre Educação Emocional e Social e Cultura de Paz.

A secretária Márcia Lucena ressaltou também que o desenvolvimento da cultura de paz e não violência nas escolas, a partir da ação da Secretaria da Educação, configura-se também como uma estratégia de mobilização social para a criação de uma postura de paz na sociedade como um todo.

Programas alinhados ao Liga Pela Paz –O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Educação/SEE, vem desenvolvendo ações e programas a partir do Plano de Gestão “Paraíba Faz Educação”, que visam a melhoria da qualidade do ensino oferecido na Rede Pública Estadual e do desempenho das escolas e dos estudantes.

A iniciativa de Educação para Paz na Paraíba apresenta convergência com o regime de colaboração entre Estado e municípios, contribuindo e estimulando o desenvolvimento a partir de ações desenvolvidas no Estado, tais como: Orçamento Democrático Estadual, Pacto Social de Contrapartida Solidária, Diversidade na Agenda, Programa Ler, Entender e Fazer, execução e acompanhamento do PAR (Plano de Ações Articuladas) dos municípios e o Apoio na Elaboração do Plano Municipal de Educação (PME).