Fale Conosco

15 de fevereiro de 2013

Governo do Estado promove encontro de secretários municipais de Educação



Dirigentes municipais de Educação estão reunidos durante todo o dia desta sexta-feira (15), no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba  (UFPB), em João Pessoa. O encontro é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Gerência de Fortalecimento da Escola (GProfesc), da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a União dos Dirigente Municipais de Educação (Undime). A abertura foi presidida pela secretária Márcia Lucena.

Em seu pronunciamento, a secretária Márcia Lucena destacou duas questões importantes para o desenvolvimento da Educação: estrutura e sistema. Segundo ela, a estrutura é algo que existe, mas o sistema é necessário ter a intenção de desenvolvê-lo. “Um sistema pressupõe planejamento, objetivos e metas para se chegar aonde  se propõe. Cada um gestor deve ter a noção clara da sua estrutura em cada localidade, pois à medida que isso fica claro torna-se mais fácil levar adiante os projetos e conquistar metas”, observou.

Márcia Lucena ressaltou as obrigações que todos dirigentes educacionais, sejam municipais ou estadual, têm para cumprir, independente de questões político partidárias, pois é necessário agir sob a luz da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

“O evento objetiva estabelecer relações cooperativas com os municípios e acolher os novos dirigentes municipais e subsidiá-los com informações e orientações para o início dos trabalhos na gestão da educação nos seus municípios, apoio da SEE na elaboração dos Planos Municipais de Educação, municipalização dos anos iniciais do Ensino Fundamental, apoio no monitoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR), além de colocar à disposição das secretarias toda uma estrutura que pode apoiá-los nos arranjos educacionais”, explicou a gerente da GProfesc Ednalva Alves.

Dentre os temas apresentados, a presidente da Undime – PB, Amarides do Carmo Dantas, proferiu palestra sobre “Undime: papel estratégico e desafios”, e a gerente Ednalva Alves fez uma explanação sobre o tema: “Estado e municípios – potencializando o Regime de Colaboração para o desenvolvimento da Educação”, além de passar informações básicas sobre os cem primeiros dias de gestão nos municípios.

Foram mostradas também no encontro as formas de cadastros no Ministério da Educação (FNDE,SIGPC e SIMEC), Educação Integral, Educação de Jovens e Adultos, Programa de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola), Plataforma Digital e passados informes sobre as etapas das  Conferências Municipais de Educação e o Fórum da Undime.