Fale Conosco

4 de novembro de 2014

Governo do Estado promove encontro de gestores do projeto Alumbrar



A Secretaria de Estado da Educação (SEE) reúne 420 gestores do Projeto Alumbrar, nesta quarta-feira (5) e quinta-feira (6). Os encontros ocorrem simultaneamente nas cidades de João pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa. Na Capital, a abertura do evento será realizada nesta quarta-feira, à 8h, no auditório do Instituto de Educação da Paraíba (IEP). O Alumbrar, nome dado na Paraíba ao Telecurso, foi implantado pelo Governo do Estado em parceria com a Fundação Roberto Marinho e com o MEC e já contempla 3 mil alunos em 55 municípios no seu primeiro ano de implementação.

O projeto é desenvolvido nas turmas do Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano), de escolas localizadas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs). O Telecurso é adotado na rede estadual de ensino desde março deste ano, com o objetivo de corrigir a distorção idade/série. Em 2015, na sua segunda fase, serão implementadas aproximadamente 1.300 turmas. Ao todo, serão formados pelo Telecurso 1.500 educadores, que atenderão a aproximadamente 44 mil alunos da Capital e interior do Estado.  

O Telecurso adquire um nome e uma identidade visual relacionadas aos valores culturais e papel da educação na vida das pessoas. Na Paraíba, recebeu o nome de “Alumbrar”, que significa “iluminar-se”, “maravilhar-se”.

A programação do encontro inclui, além de informações sobre o Telecurso e sua metodologia, a palestra “Práticas Pedagógicas e Diversidade Cultural: bases para inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e dos Povos Indígenas no Currículo”, do doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  Ricardo Nogueira.

Telecurso – É uma tecnologia educacional que oferece escolaridade básica de qualidade e é desenvolvida em parceria com o MEC e as Secretarias de Estado de Educação, em 10 estados brasileiros: Acre, Amazonas, Rondônia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro, Piauí, Bahia, Pará e Paraíba.

É adotado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como alternativa ao ensino regular em municípios e comunidades distantes dos grandes centros urbanos. Desde 1995, a Fundação Roberto Marinho, por meio de parcerias com prefeituras, governos, instituições públicas e particulares, já implementou, em todo o Brasil, 32 mil salas de aula com a Metodologia Telessala, e formou mais de 40 mil professores e 7 milhões de estudantes. Com essa metodologia, o professor atua como mediador de aprendizagem, utilizando, em suas aulas, os livros do Telecurso, as teleaulas e material didático complementar.

Saiba mais:

http://www.telecurso.org.br

https://www.facebook.com/Telecurso

https://twitter.com/telecurso

http://www.youtube.com/user/telecurso


Serviço:

Encontro de educadores do projeto Alumbrar

João Pessoa 

5/11 – 8h às 12h

Local: Auditório IEP – Instituto de Educação da Paraíba (Centro)

Campina Grande

5/11 – 14h às 18h

Local: Auditório Estadual da Prata

Patos

6/11 – 8h às 12h

Local: Auditório da Gerência Regional de Educação (GRE)

Sousa

6/11 – 14h às 18h

Local: Auditório do Centro de Treinamento de Professores