Fale Conosco

22 de agosto de 2011

Governo do Estado promove encontro com secretários municipais de Saúde



Nesta terça-feira (23), às 9h, secretários de saúde de 25 municípios paraibanos se reunirão em João Pessoa para discutir o monitoramento das ações e recursos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Os prefeitos se encontrarão com a Coordenação Estadual de Educação Permanente em Saúde, na sede do Centro de Formação de Recursos Humanos (Cefor), da Secretaria de Estado da Saúde.

As ações e recursos públicos da PNEPS devem ser destinados, exclusivamente, para qualificação dos trabalhadores em saúde do SUS, de acordo com a necessidade de cada região.

Deverão participar da reunião os secretários dos 25 municípios que são sede dos Colegiados de Gestão da PNEPS no Estado: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Sousa, Cajazeiras, Mamanguape, Guarabira, Araruna, Solânea, Pedras de Fogo, Juazeirinho, Esperança, Boqueirão, Barra de Santana, Aroeiras, Cuité, Monteiro, Piancó, Itaporanga, Conceição, Princesa Isabel, São Bento, São João do Rio do Peixe e Pombal.

Segundo a diretora do Cefor, Márcia Rique, esses encontros são o resultado da preocupação do Governo do Estado em procurar as melhores formas de solucionar demandas existentes na saúde em relação à qualificação e formação dos trabalhadores, como também as questões relacionadas com a integração ensino-serviço.

O que é – A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde tem o objetivo de melhorar as práticas das equipes de saúde, através da qualificação profissional, levando em consideração a realidade de cada região.

Para isso, devem ser utilizadas práticas pedagógicas centradas na resolução de problemas, geralmente por meio de supervisão dialogada e oficinas de trabalho realizadas, preferencialmente, no próprio ambiente de trabalho.

Constitui-se num trabalho articulado entre o sistema de saúde, em suas esferas de gestão (federal, estadual e municipal) e as instituições formadoras, com vistas à identificação de problemas cotidianos e à construção de soluções.

A condução regional da PNEPS acontece por meio dos Colegiados de Gestão Regional, com a participação das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES). Na Paraíba, quem conduz a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde são a secretarias de Estado e as municipais de Saúde.