Fale Conosco

12 de dezembro de 2016

Governo do Estado promove aulas inaugurais do Pronatec Aprendiz nesta terça-feira



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza, nesta terça-feira (13), em João Pessoa e Campina Grande, as aulas inaugurais do Pronatec Aprendiz. Estão sendo oferecidas 200 vagas para alunos interessados nos cursos de assistente administrativo e operador de computador. Em João Pessoa, a aula inaugural será às 9h no Liceu Paraibano, e em Campina Grande, o evento acontece às 15h, na Escola Padre Emídio Viana Correia, no bairro do Catolé.

Os cursos serão ministrados na Escola Professora Úrsula Lianza (1 turma), no Centro e na Escola Presidente João Goulart (3 turmas), no Bairro Castelo Branco, ambas em João Pessoa; além da Escola Padre Emídio Viana (4 turmas), em Campina Grande. Cada turma possui 25 alunos e os cursos possuem carga horária de 160h. As aulas acontecerão à tarde, duas vezes na semana. Nos outros dias o aluno estará numa empresa parceira, aplicando a teoria na prática.

Cada aluno receberá uma bolsa no valor de R$ 2,00 por aula assistida (são quatro aulas por tarde), além de um salário mínimo proporcional à jornada em cada empresa (seis ou quatro horas diárias, dependendo da empresa). O aluno interessado deve ter entre 15 e 21 anos de idade, estar matriculado no Ensino Médio, ter disponibilidade de horário à tarde, e facilidade de locomoção até o local do curso.

Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, em parceria com os Governos Estaduais e Municipais. O programa busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.